Blog
Quinta, 15 Junho 2017 20:50

Odontologia moderna: A Harmonização Orofacial - Toxina botulínica e preenchedores faciais na odontologia Destaque

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A odontologia assim como outras ciências da saúde tem evoluído de forma crescente e favorável a tratamentos menos invasivos e mais agregadores de valores estéticos, psicológicos e com qualidade de vida.

Hoje o tratamento odontológico esta muito além de uma restauração para remover cárie, a busca por um sorriso bonito envolve o tratamento dentário, um sorriso e um lábio em harmonia com a face, por este motivo não é recomendado dissociarmos estética oral de estética facial.

Pensando nesta situação o Conselho Federal de Odontologia, órgão legislador das profissões na odontologia, autoriza o cirurgião-dentista a utilizar toxina botulínica e preenchedores faciais para fins terapêuticos funcionais e estéticos descrito na resolução n.176/2016.

A especialista em Ortodontia, Dra. Marly Barbosa, é capacitada em Estética Orofacial e Hormônios na Odontologia e explica que os dentistas podem realizar estes procedimentos pois envolvem anatomia e fisiologia dos tecidos da cavidade oral e da face comum aos procedimentos que o dentista já realiza na sua rotina diária. “Estamos apto do conhecimento destas estruturas, capacitados e habilitados por meio de cursos e capacitações para aplicação destas substâncias podendo atuar nesta área com mais segurança e destreza”.

Estas técnicas minimamente invasivas utilizando toxina botulínica e preenchedores faciais vem auxiliar no tratamento e finalização de casos tratados na odontologia. A Toxina Botulínica tipo A é um complexo protéico purificado, de origem biológica, obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. Quando são injetadas pequenas quantidade nos músculos, a Toxina Botulínica atua na placa motora do músculo promovendo o bloqueio muscular. A sua durabilidade está entre 3 a 6 meses o que determina este período são características do próprio paciente.

A especialista explica que a Toxina Botulínica pode ser indicada nos casos de Sorriso gengival, diminuindo a exposição de gengiva durante o sorriso; Sorriso assimétricos, melhorando o sorriso de pacientes que elevam mais um lado que outro do lábio; Lábios (boca): modelar a boca dando um efeito “tooth show” quando não se precisa de volume e sim de contorno.

Mas os benefícios vão além. Dra. Marly complementa que o tratamento também pode ser aplicado na disfunção de ATM/ bruxismo/ briquismo, onde a toxina pode diminuir a atividade muscular e consequentemente dores faciais crônicas e efeitos do bruxismo durante o sono ou em vigília. Como também, no aumento de volume do musculo masseter e/ou temporal, tendo em vista que a movimentação constante destes músculos pode levar a uma hipertrofia (aumento de volume) e podem levar a uma aparência antiestética, as vezes assimétrica da face, fraturas e desgaste dentário, de restaurações, de próteses e próteses sobre implantes.

A modernidade garante ainda mais sucesso aos tratamentos. Dra. Marly explica que o preenchedor facila com ácido hialuronico atende o desejo de ter e manter o rosto jovem e bonito. A substância produzida naturalmente pelo organismo humano e que está presente principalmente na pele, tem a função de reter água, conferindo hidratação e volume.

“Com o passar do tempo e o processo de envelhecimento, esta substância que temos reduz e vemos uma diminuição na hidratação e elasticidade da pele resultando em perda de volume, alterações no contorno da face, e o surgimento de rugas e marcas de expressão. Por isso indicamos a aplicação”.

A durabilidade da aplicação do produto está em torno de 6 meses a 1 ano dependendo do tamanho da molécula utilizada, da profundidade do sulco e do local da aplicação.

O ácido hialurônico pode ser indicado nos Lábios (boca), para reposição do volume e contorno labial perdido; Preenchimento de “black space”, para papila gengival preenchendo os espaços escuros presentes na gengiva entre um dente e outro; Sulco Nasogeniano (bigode chinês), linhas de marionete, e o angulo nasal - indicado como coadjuvante ao pós-tratamento ortodôntico ou reabilitador com próteses.

Lílian Guimarães
Comunicação Uniodonto
Jornalista e RP
Especialista em Comunicação
Santa Mídia Comunicação
(96)98124-9681

Ler 1363 vezes Última modificação em Sexta, 16 Junho 2017 14:58
Mais nesta categoria: « Flúor e seus benefícios

Localização

Rua. Dr Marcelo Cândia, 925 - Santa Rita - Macapá/AP | Telefone: (96) 3222-3237, 3222-3247 e 3222-0125.

Funcionamento de segunda-feira a quinta-feira 08:00-18:00, sexta-feira de 08:00 as 17:00.

 

História

A cooperativa odontológica Uniodonto Amapá foi fundada no dia 23 de setembro de 1997, durante assembleia realizada no auditório do CRO (Conselho Regional de Odontologia), em Macapá. No encontro, os presentes discutiram a aprovação do Estatuto, eleição da diretoria e pedidos de filiação à Federação das Uniodontos das Regiões Norte-Nordeste do Brasil.

Visão

Acreditamos na saúde bucal como qualidade de vida e satisfação do nosso cliente.