Quinta, 24 Agosto 2017 09:57

A Escolha Dos Alimentos Pode Afetar Sua Saúde Bucal Destaque

Muitos dentistas estão preocupados por seus pacientes estarem consumindo números recordes de refrigerantes contendo açúcar, sucos de frutas adoçados e lanches não nutritivos que podem afetar os dentes. Esses alimentos geralmente têm pouco ou nenhum valor nutricional e, com o tempo, os dentes podem arcar com o prejuízo.

Os padrões de alimentação e as escolhas dos alimentos entre crianças e adolescentes são fatores importantes que afetam a velocidade com que os mais jovens podem desenvolver cárie dental. Quando as bactérias entram em contato com o açúcar dentro da boca, produz-se um ácido que ataca os dentes pelo tempo de 20 minutos ou mais. Isso pode acabar resultando na cárie dentária.

Alimentos que contêm açúcares de qualquer tipo podem contribuir com a cárie dentária. Quase todos os alimentos, incluindo leite e vegetais, contêm algum tipo de açúcar; porém, eles são uma parte necessária de uma dieta saudável porque muitos deles também contêm nutrientes importantes. Para ajudar a controlar a quantidade de açúcar que você consome, leia os rótulos e escolha alimentos e bebidas que tenham baixa adição de açúcar. Os açúcares geralmente são adicionados em refrigerantes, balas, biscoitos e doces.

Se em sua dieta faltarem alguns nutrientes, poderá ser mais difícil para os tecidos de sua boca resistirem à infecção. Isso pode contribuir com a doença periodontal, a principal causa de perda dental em adultos. Embora a má nutrição não cause doença periodontal diretamente, muitos pesquisadores acreditam que a doença progrida mais rapidamente e possa ser mais severa em pessoas com dietas pobres em nutrientes.

Para manter uma dieta balanceada, coma uma variedade de alimentos dos cinco principais grupos e limite o número de lanches que ingere. Se você come lanches, escolha alimentos nutritivos como queijo, vegetais crus, iogurte natural ou um pedaço de fruta. E lembre-se que os alimentos ingeridos como parte de uma refeição são menos prejudiciais porque a saliva liberada ajuda a remover os alimentos da boca e diminui os efeitos dos ácidos.

Ler 1146 vezes