Blog
Sábado, 16 Fevereiro 2019 12:56

Campanha iniciada no Amapá quer acabar com as caixas de creme dental Destaque

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Leia e responda: Quando você compra creme dental e tira o tubo da embalagem, o que faz com a caixa?

Se você respondeu “jogo fora”, então não se deu conta de que, mesmo sem intenção, está ajudando aumentar a produção de lixo desnecessário na cidade.

Mas, caso tenha se sensibilizado com a situação, precisa conhecer e aderir à Campanha “Pasta Sem Caixa”, que visa acabar com o problema, não só no Amapá, mas em todo o Brasil.

A campanha é uma parceria entre a Uniodonto Amapá e a Organização Não Governamental (ONG) Turma do Bem, que coordena voluntários do projeto Dentistas do Bem. Os organizadores estão planejando um grande evento para apresentar à campanha à sociedade.

A união entre as duas instituições para acabar com o lixo das caixas de creme dental nasceu do anseio da odontóloga cooperada, Dra. Daiz Nunes, em dar solução para o lixo desnecessário das caixas de papel de creme dental, principalmente em situações como as de Macapá, onde o serviço público de coleta ainda não é seletivo.

“Quase ninguém lê as informações que estão na caixa, leem apenas a propaganda e, no máximo, a quantidade do produto, informações que já estão no próprio tubo. Às vezes, a caixa atrai porque ela é bonita, porque vem com um brilho, mas ela só serve pra fazer lixo”, afirmou a idealizadora da campanha.

De acordo com a Dra. Daiz, o Amapá será o primeiro Estado brasileiro a fomentar a campanha. “Já tem uma parecida em início na Europa e nós queremos começar aqui, na Amazônia”, reforça.

O grande objetivo é fomentar as empresas da indústria odontológica a cessar a fabricação das caixas de creme dental, assim, passando a vender somente o tubo de pasta. Na análise da Dra. Daiz, a medida pode reduzir os custos do produto, que possui uma das maiores cargas tributárias do país: 40% em impostos.

Inicialmente, os organizadores querem que a campanha ganhe popularidade para atingir a força necessária para promover uma petição pública, que deverá ser validada com assinaturas virtuais.

“O profissional de saúde precisa estar comprometido com o meio ambiente, e o odontólogo como profissional de saúde que é, precisa assumir a sua responsabilidade. Mas, queremos que todos participem, não somente os odontólogos de todo país, mas a população brasileira”, convoca.

A campanha será divulgada primeiramente no site da Uniodonto e, em seguida, ganhará as redes sociais, faculdades de odontologia. Os organizadores também devem ir em busca de apoiadores no poder público.

“Queremos declarações de apoio da Câmara Municipal, dos órgãos de Meio Ambiente, do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, para nos ajudar a pressionar a indústria odontológica a não produzir mais caixa de creme dental”, explicou a Dra. Daiz.

Ler 1279 vezes Última modificação em Quinta, 04 Abril 2019 21:25

Rua. Dr Marcelo Cândia, 925 - Santa Rita - Macapá/AP | Telefone: (96) 3222-3237, 3222-3247 e 3222-0125 | OUVIDORIA (96) 3118 5335.

Funcionamento de segunda-feira a quinta-feira 08:00-18:00, sexta-feira de 08:00 as 17:00.

 

História

A cooperativa odontológica Uniodonto Amapá foi fundada no dia 23 de setembro de 1997, durante assembleia realizada no auditório do CRO (Conselho Regional de Odontologia), em Macapá. No encontro, os presentes discutiram a aprovação do Estatuto, eleição da diretoria e pedidos de filiação à Federação das Uniodontos das Regiões Norte-Nordeste do Brasil.

Visão

Ser a melhor Rede Odontológica do Estado do Amapá, a partir, da aliança entre conhecimento, tecnologia e humanização.

Valores

Ética, Transparência, Qualificação Profissional e Valorização do Cirurgião Dentista e Colaboradores.

Missão

Promover a saúde bucal de qualidade com base no cooperativismo.