Blog
Quinta, 25 Junho 2015 20:31

Dra Ludimila Rechene: Reconhecimento internacional Destaque

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Dra Ludimila Rechene: Reconhecimento internacional

 

Poucas mulheres amapaenses possuem o reconhecimento profissional que a Dra Ludimila traz em seu currículo. De uma família de odontólogos, ela encontrou na tia e na mãe o estímulo para seguir a profissão. Este ano, Ludimila recebe títulos e reconhecimento internacional por sua dedicação à odontologia. “Minha história com a odontologia começou com uma mulher chamada Waldomira de Paula, que é tia da minha mãe. Ela foi uma das primeiras mulheres a se formar em odontologia na Amazônia, em 1917, em uma época em que as mulheres não estudavam, ficavam em casa dedicando-se aos afazeres domésticos. Ela foi essa inovadora na região Norte, pertencendo a primeira turma de odontologia da UFPA (Universidade Federal do Pará). A partir dela, minha mãe, Dra Fátima Pinheiro da Silva, também cursou odontologia. Eu faço parte da terceira geração de dentistas da família, inclusive tenho um irmão que também é odontólogo, assim como tios e primos”.
Hoje completando 15 anos de profissão, Ludimila não encontra obstáculos que não possam ser superados. “Já entrei na faculdade pensando fazer ortodontia que é a minha área. Tive que ir para Belém estudar porque aqui no Amapá não tinha o curso na universidade federal. Passei com 16 anos e formei aos 21 anos. Logo em seguida, fui aprovada para o mestrado na PUC-Minas. Quando concluí o mestrado, voltei para Macapá em 2005 para começar a trabalhar”, lembrou.
Entre suas atividades profissionais, Ludimila atende clinicamente em sua especialidade e ainda é professora de ortodontia da Associação Brasileira de Odontologia do Amapá. Nos últimos dois anos, tem atuado na área de auditoria na própria cooperativa que faz parte: a Uniodonto Amapá. “Foi um convite que surgiu na época, feito pela então presidência da cooperativa, e desde então faço o trabalho de auditagem. Em fevereiro deste ano assumi a coordenação da auditoria da Uniodonto, convite feito pela atual presidência, e para isso tive que me especializar em auditoria e gestão em saúde”, disse.


Conciliar suas atividades não é fácil, porém, Ludimila disse que sua busca na área da pesquisa científica lhe favoreceu. “Foi aí que veio a premiação. Durante o mestrado publiquei alguns trabalhos a nível nacional e internacional. Três dos meus artigos foram publicados nos Estados Unidos. Hoje faço parte da WFO (World Federation of Orthodontists), que é a Federação Mundial de Ortodontia. Anualmente vou aos EUA para o congresso da Associação Americana de Ortodontia. No dia 20 de abril recebi uma carta de Cambridge do IBC – Institute Biographic Center – que se dedica a escrever a biografia das pessoas. O critério de escolha se dá pela relevância do profissional a nível local, nacional e internacional. Como estive à frente da abertura do primeiro curso de Odontologia do Amapá, na Fama, instituição que fica na Amazônia que por sinal chama a atenção de todo o mundo, conseguiram chegar até mim.

Por conta disso e das pesquisas científicas, meu nome foi indicado para que eu receba a comenda este ano em um congresso que vai acontecer em Edimburgo (Escócia) sobre arte, comunicação, ciência e tecnologia”, explicou.
Todo esse know-how reflete diretamente na qualidade do serviço prestado aos seus pacientes, aos usuários da Uniodonto Amapá, e também no ensino acadêmico. “Seja em qualquer uma das áreas que eu atuo, busco sempre prestar um serviço de excelência, uma vez que a odontologia deve ser vista como uma ciência e não como mero comércio”, finalizou.

Ler 6118 vezes Última modificação em Sábado, 27 Junho 2015 13:40

Localização

Rua. Dr Marcelo Cândia, 925 - Santa Rita - Macapá/AP | Telefone: (96) 3222-3237, 3222-3247 e 3222-0125.

Funcionamento de segunda-feira a quinta-feira 08:00-18:00, sexta-feira de 08:00 as 17:00.

 

História

A cooperativa odontológica Uniodonto Amapá foi fundada no dia 23 de setembro de 1997, durante assembleia realizada no auditório do CRO (Conselho Regional de Odontologia), em Macapá. No encontro, os presentes discutiram a aprovação do Estatuto, eleição da diretoria e pedidos de filiação à Federação das Uniodontos das Regiões Norte-Nordeste do Brasil.

Visão

Acreditamos na saúde bucal como qualidade de vida e satisfação do nosso cliente.