Sexta, 26 Junho 2015 14:56

Gestão do Negócio Destaque

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Auditoria por Imagem
Nova tecnologia para o avanço da odontologia

 

O Dr José Alves de Souza, diretor presidente da Uniodonto Brasil, falou conosco sobre uma novidade que cada vez mais se expande no sistema Uniodonto: a auditoria por imagem. Confira:

UniodontoAP Informa - Como surgiu a ideia de implantar na Uniodonto Brasil a Auditoria por Imagem?
Dr José Alves - Inicialmente é importante ressaltarmos que a imagem não é só utilizada para auditoria, os benefícios para os clientes e para os profissionais de saúde são muitos. Com relação a sua utilização em auditoria, ela é uma saída para garantir aos clientes que não utilizaremos Exames Radiográficos desnecessários, conforme determinação de nossos Conselhos, além de ser uma ferramenta importante para aferição da qualidade dos serviços prestados.

UniodontoAP Informa - Qual a importância de se utilizar esse tipo de procedimento?
Dr José Alves - A auditoria por imagem segue as normas da “Melhoria Contínua” que esta sendo utilizada nos países mais desenvolvidos e que garantem uma qualidade diferenciada nos atendimentos à saúde (Não só na odontologia). Dentre outras vantagens ela possibilita uma participação maior do “cliente” nas definições e realizações dos procedimentos a que será submetido, garante segurança ao profissional que as realiza uma vez que documenta os procedimentos realizados, diminuindo assim a possibilidade de ações indenizatórias de responsabilidade civil.

UniodontoAP Informa - A Auditoria por Imagem oferece às empresas um método mais preciso de controle e detalhamento?
Dr José Alves - Com certeza a utilização de imagens possibilita uma visão mais detalhada do campo clínico e permite uma ação mais efetiva na realização dos procedimentos, e de seus controles. Neste momento é importante ressaltar que os controles são somente aqueles que estão estabelecidos nas regras de segurança e qualidade definidos pela pratica odontológica. Por exemplo, ninguém discute que restaurações e próteses devam estar bem adaptadas, que devam devolver a função estética e mastigatória do elemento dentário. Logo a utilização de imagem somente irá documentar que os procedimentos realizados estão efetivamente dentro dos padrões definidos pela literatura e prática odontológica.

UniodontoAP Informa - O senhor acredita que esse tipo de auditoria é uma tendência?
Dr José Alves - Eu tenho certeza de que é um processo sem volta, uma vez que como disse anteriormente, não se trata da utilização de imagens somente para a auditoria mas sim como ferramenta de melhoria continua nos atendimentos em saúde, e aqui em especial na odontologia.

UniodontoAP Informa - Qual a avaliação que o senhor faz dos resultados obtidos por esse procedimento?
Dr José Alves - Temos que olhar para esta ferramenta com a mente aberta, e com a certeza de que todos os Cirurgiões Dentistas estão aptos a realizarem uma odontologia com a qualidade que foram preparados em suas faculdades, então, a utilização principal de imagem não é a auditoria dos processos mas a melhoria da qualidade dos processos o que dá segurança os clientes (beneficiários) e também aos profissionais que utilizam esta (não tão) nova tecnologia.
Hoje em dia, a nossa vida esta linkada a várias tecnologias, todos nós inclusive as crianças convivemos com whatsapp, emails, linkedin, twitter, sms, etc… Gravamos vídeos, tiramos fotos de tudo, inclusive de documentos (quase aposentando definitivamente o recém utilizado fax) com a maior facilidade, nos mantemos conectados 24 hora por dia; esta na hora de utilizarmos novas tecnologias para o avanço de nossa querida odontologia.

Ler 6541 vezes Última modificação em Sábado, 27 Junho 2015 13:35

Localização

Rua. Dr Marcelo Cândia, 925 - Santa Rita - Macapá/AP | Telefone: (96) 3222-3237, 3222-3247 e 3222-0125.

Funcionamento de segunda-feira a quinta-feira 08:00-18:00, sexta-feira de 08:00 as 17:00.

 

História

A cooperativa odontológica Uniodonto Amapá foi fundada no dia 23 de setembro de 1997, durante assembleia realizada no auditório do CRO (Conselho Regional de Odontologia), em Macapá. No encontro, os presentes discutiram a aprovação do Estatuto, eleição da diretoria e pedidos de filiação à Federação das Uniodontos das Regiões Norte-Nordeste do Brasil.

Visão

Acreditamos na saúde bucal como qualidade de vida e satisfação do nosso cliente.