Sábado, 05 Março 2016 11:42

Dra Heloisa Helena: “O importante é estar sempre atualizada” Destaque

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A cirurgiã dentista, Dra Heloisa Helena, é do tipo de profissional que não perde uma oportunidade para manter seus conhecimentos profissionais em dia. Somente no ano passado ela participou de cinco cursos de atualização e especialização nas mais diversas áreas odontológicas e de saúde pública.
Apesar de ter um conhecimento variado em sua profissão, ela disse que, ultimamente, tem atuado mais na área de próteses dentárias, restaurações e nos tão procurados tratamentos estéticos.

Presença garantida
Em abril de 2015, a Dra Heloisa Helena participou do curso de odontologia hospitalar que hoje vive dentro de uma nova realidade. “Muita gente não sabe, mas hoje é obrigatório que o dentista faça parte da equipe hospitalar, o que antes não era. Às vezes, o paciente que está internado precisa de um acompanhamento de um dentista. E isso se explica pelas descobertas de que algumas bactérias existentes na boca são levadas para outros órgãos, ocasionando dificuldades na melhora do paciente ou até mesmo no seu óbito. Através das necropsias foi constatado que tais bactérias da boca circulavam por órgãos vitais, causando doenças e até a morte. A frase de que a saúde começa pela boca é mais do que certa”, disse.

Interação
As últimas novidades sobre a odontopediatria também foram estudadas pela Dra Heloisa Helena, principalmente quando o assunto é a interação dessa especialidade com as demais áreas. “Muitos problemas que são constatados nos primeiros anos de vida ganham maiores chances de tratamento. A odontopediatria precisa estar conectada com as demais áreas para que o paciente tenha mais chances de tratamento da doença detectada”, ressaltou.

Docência
Os desafios da docência diante dos avanços da odontologia também foram ressaltados pela Dra Heloisa Helena, tema de curso que também participou no ano passado. O curso abordou os desafios atuais diante das necessidades quando o assunto é formação de futuros odontólogos. “Hoje não basta mais que o professor tenha apenas conhecimento técnico sobre odontologia. É preciso que ele tenha preparo docente para atuar como professor nas faculdades”, ressaltou.

Terapias
As novas técnicas e recursos terapêuticos para os casos envolvendo oclusopatia na dentição decídua, outro tipo de conhecimento especializado buscado pela Dra Heloisa Helena, mostra que problemas na dentição são possíveis de serem evitados acabando com os maus hábitos logo nos primeiros anos da criança. “O dentista quando identifica maus hábitos na criança, como por exemplo, o uso excessivo de pipo, consegue evitar que no futuro essa criança venha usar aparelho ortodôntico para correções. Quanto mais cedo esses maus hábitos forem detectados pelos odontólogos, maiores são as chances de evitar má formação da arcada dentária”, alertou.

Responsabilidade civil
Mas a Dra Heloisa Helena não buscou apenas conhecimento técnico em sua profissão. Ela destacou que estar por dentro das responsabilidades éticas é tão importante quanto saber das últimas novidades envolvendo tratamentos odontológicos. Esse foi um dos temas abordados durante um curso que destacou a atuação ética dos odontólogos. “A quebra de regras durante a atuação na odontologia pode gerar responsabilidades judiciais. O dentista precisa atuar até um determinado momento. Se ele atuar fora da sua área corre o risco de estar cometendo uma infração ética”, disse.
Outro problema enfrentado na profissão é a falta de inscrição de profissionais no Conselho Regional de Odontologia (CRO). “Se um dentista comete uma infração ética e não está inscrito no Conselho, fica difícil chamar esse profissional para que cumpra com suas responsabilidades. Daí a importância de que o profissional ele esteja legalizado e inscrito no CRO até mesmo para que seja orientado quanto as legalidades da profissão”, alertou.

Sorriso de artista
Um dos últimos cursos de atualização feitos pela Dra Heloisa Helena foi o de imersão de laminados, um tipo de tratamento estético que vem chamando a atenção quando o assunto é um belo sorriso. “Os laminados são como se fossem lentes de contato para os dentes. É uma espécie de película que oferece ao paciente um novo sorriso”, explicou.
Assim como qualquer tratamento novo, a utilização dessas películas como tratamento estético ainda tem um preço alto. “Vale ressaltar que não é todo paciente que pode usar essas películas. Existem critérios. Se a pessoa é fumante ou toma café em excesso dificilmente poderá usar esse tipo de tratamento”, explicou a Dra Heloisa.
São poucos os aparelhos de laminados existentes no Brasil. O preço (em média U$S 30 mil) restringe bastante sua aquisição pelos profissionais que trabalham com estética odontológica. Porém, os odontólogos que já utilizam esse tipo de tratamento e que ainda não possuem o aparelho podem recorrer aos laboratórios espalhados pelo Brasil. O mais próximo do Amapá fica em Belém (PA).

Ler 5484 vezes Última modificação em Quinta, 31 Março 2016 14:09

Experiência


A Uniodonto Amapá é uma Cooperativa de Serviços Odontológicos com 17 (dezessete) anos de atuação no mercado amapaense e faz parte de um Sistema Nacional, cujo objetivo é oferecer assistência odontológica de qualidade e com preços acessíveis, no qual visa redução nos custos do tratamento odontológico, para que mais pessoas tenham acesso aos consultórios.

Cobertura Nacional


A grande característica do Sistema é garantir uma cobertura efetivamente nacional. O beneficiário que estiver viajando ou trabalhando fora é atendido em qualquer cidade do país que possua um profissional do sistema Uniodonto.

Atendimento especializado


 A Uniodonto Amapá é uma das redes de atendimento odontológico com maior abrangência do mercado, que disponibiliza acesso a 68 (sessenta e oito) clínicos e especialistas na condição de cooperados e 16 (dezesseis) na forma de credenciado. Dessa forma o atendimento ao beneficiário se torna mais rápido.

 

Atendimento personalizado


A Uniodonto oferece em Macapá e Santana a todos os seus beneficiários um guia odontológico, onde poderá optar pelo odontólogo de sua preferência, com atendimento personalizado. Além de serviço de sobreaviso no sistema “24 horas”.

Localização

Rua. Dr Marcelo Cândia, 925 - Santa Rita - Macapá/AP | Telefone: (96) 3222-3237, 3222-3247 e 3222-0125.

Funcionamento de segunda-feira a quinta-feira 08:00-18:00, sexta-feira de 08:00 as 17:00.

 

História

A cooperativa odontológica Uniodonto Amapá foi fundada no dia 23 de setembro de 1997, durante assembleia realizada no auditório do CRO (Conselho Regional de Odontologia), em Macapá. No encontro, os presentes discutiram a aprovação do Estatuto, eleição da diretoria e pedidos de filiação à Federação das Uniodontos das Regiões Norte-Nordeste do Brasil.

Visão

Acreditamos na saúde bucal como qualidade de vida e satisfação do nosso cliente.