Sexta, 24 Fevereiro 2017 12:24

A saúde de um sorriso por trás das vitórias

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A milenar sabedoria popular ensina que “sorrir é o melhor dos remédios”. De fato, já foi comprovado, cientificamente, que o sorriso faz bem, pois transparece alegria e mostra estética, além de outros bons aspectos. Contudo, em um sorriso pode haver mais que beleza e alegria: é nele que pode estar o segredo de um campeão.

No mundo esportivo, escancarar a boca e mostrar os dentes é a reação que mais acompanha a vitória. Mas, o que muitos profissionais do esporte não sabem é que o sorriso precisa ser preparado antes da conquista, que ele é fundamental para que a vitória aconteça.

A odontologia ensina que um sorriso saudável é responsável direto por muitos triunfos no esporte, já que até mesmo uma simples inflamação na gengiva pode atrapalhar o desempenho de um atleta.

Cooperada da Uniodonto Amapá, Dra. Vilmar Lima é Especialista em ortopedia facial, ortodontia e odontopediatria, ela explica que os cuidados com a saúde bucal podem interferir na performance até mesmo dos esportistas de alto rendimento.

Ela avisa que sem os cuidados básicos os problemas podem se tornar mais complexos do que se imagina. Uma infecção bucal, por exemplo, caso bastante comum, pode se tornar perigosa se uma bactéria adentrar na corrente sanguínea e alcançar os músculos ou o coração.

“Até uma cárie esquecida pode tomar proporções maiores, sem tratamento. Isto com certeza pode interferir no treinamento e, para um atleta profissional, isso pode significar muito tempo de trabalho jogado fora”, alerta a especialista.

Ela exemplifica com o caso dos nadadores. É comum que este tipo de competidor apresente a dentição suscetível a doenças bucais, como cáries ou oclusão dentária (problemas de posicionamento), devido ao contato frequente da boca com as substâncias contidas nas águas das piscinas.

A Dra Vilmar lembra que mesmo os atletas de ponta, como os competidores olímpicos, acabam relaxando com a saúde bucal. Ela cita que o Journal of Sports Medicine – jornal britânico especializado em medicina esportiva – realizou um estudo sobre a saúde bucal dos atletas que participaram das Olimpíadas de Londres, em 2012.

A pesquisa mostrou que quase a metade, 46,5%, não fez tratamento dentário no ano que antecedeu o evento. Além disso, 55% deles tinham cárie, 45% erosão dentária. No resultado final, 28% afirmaram ter sentido impacto na qualidade de vida e 18% que a falta de cuidados com a própria boca influi no treinamento e na performance.

Vilmar enfatiza que, a exemplo dos desportistas, a maioria da população não leva a sério a saúde bucal. “Muitas pessoas, inclusive os atletas, só lembram do dentista quando sentem dor ou ocorre outro problema mais grave”, lamenta a odontóloga.

Segundo ela, a frequência ideal para um desportista profissional consultar o odontólogo é a cada quatro meses – dois meses a menos que a recomendação para a população, que é de seis meses.

Vilmar Lima garante que, até mesmo para atletas, medidas simples, como a escovação mais frequente dos dentes, já garantem uma boca mais saldável. “Além disso, cuidar do próprio sorriso pode ajudar a encurtar o caminho para as grandes vitórias”.

Assessoria de Comunicação Uniodonto Amapá
Santa Mídia Comunicação e Marketing

Ler 5896 vezes Última modificação em Sexta, 24 Fevereiro 2017 12:27

Localização

Rua. Dr Marcelo Cândia, 925 - Santa Rita - Macapá/AP | Telefone: (96) 3222-3237, 3222-3247 e 3222-0125.

Funcionamento de segunda-feira a quinta-feira 08:00-18:00, sexta-feira de 08:00 as 17:00.

 

História

A cooperativa odontológica Uniodonto Amapá foi fundada no dia 23 de setembro de 1997, durante assembleia realizada no auditório do CRO (Conselho Regional de Odontologia), em Macapá. No encontro, os presentes discutiram a aprovação do Estatuto, eleição da diretoria e pedidos de filiação à Federação das Uniodontos das Regiões Norte-Nordeste do Brasil.

Visão

Ser a melhor Rede Odontológica do Estado do Amapá, a partir, da aliança entre conhecimento, tecnologia e humanização.

Valores

Ética, Transparência, Qualificação Profissional e Valorização do Cirurgião Dentista e Colaboradores.

Missão

Promover a saúde bucal de qualidade com base no cooperativismo.

 NFL Jerseys China