Blog
Segunda, 10 Abril 2017 11:26

Flúor e seus benefícios

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)
 
Os cooperados da Uniodonto Amapá esclarecem assuntos variados do nosso cotidiano para mantermos uma boa saúde bucal. A Odontopediatra e Ortodontista, Dra. Érika Barbosa, destaca os benefícios do flúor e a forma correta de aplicação.  
 
O flúor é um mineral encontrado na natureza. Porém, para que seja útil e eficaz na prevenção e tratamento das lesões da doença cárie, ele precisa ser transformado em laboratório para a forma de fluoreto (íon). O fluoreto poderá ser adicionado a uma série de produtos, sendo os mais frequentes em pastas de dentes, soluções para bochechos e compostos de uso tópico profissional (verniz, gel ou mousse).
 
Sua atuação no processo de cárie consiste em dois efeitos:
 
1 - PREVENTIVO - Se ele estiver diariamente presente na saliva, previne o dente da Desmineralização (perda de minerais pelo dente), que é causada por ácidos produzidos após ingestão de açúcares;
 
2-  TERAPÊUTICO - Se os dentes já têm desmineralização (perda), o fluoreto atua nessas áreas desmineralizadas, reforçando o esmalte em um processo denominado remineralização (ganho).
 
Dra. Érika que é Odontopediatra, esclarece  que desde 2008, a pasta de dente com flúor é indicada já a partir do primeiro dente do bebê, mesmo sabendo que ele irá engolir. 
 
"O fluoreto é como qualquer outro medicamento, e deve ser utilizado na concentração exata e na prescrição correta (frequência e quantidade na escova) orientada por um odontopediatra atualizado. Utilizado assim, não terá problema algum", explicou a dentista.
 
A Odontopediatra complementa dizendo que o protocolo é baseado em evidências científicas, recomendado pelas entidades que regem a saúde bucal e geral no mundo inteiro. Não deve ser uma conduta pessoal.
 
"A escolha do creme dental deve ser baseada somente na indicação do Odontopediatra e não  meramente em personagens, formas ou cores que atraem a criança. É preciso estar atento ao produto", alertou.
 
É importante ressaltar, que os pais devem levar os filhos ao dentista, a partir, dos seis meses de vida, com retorno semestralmente. A escovação dos dentes deve ocorrer sempre após as refeições, não esquecendo de utilizar o fio dental.
 
Lílian Guimarães 
Comunicação Uniodonto 
Jornalista e RP 
Especialista em Comunicação 
Santa Mídia Comunicação 
Ler 2187 vezes Última modificação em Segunda, 10 Abril 2017 11:42

Localização

Rua. Dr Marcelo Cândia, 925 - Santa Rita - Macapá/AP | Telefone: (96) 3222-3237, 3222-3247 e 3222-0125.

Funcionamento de segunda-feira a quinta-feira 08:00-18:00, sexta-feira de 08:00 as 17:00.

 

História

A cooperativa odontológica Uniodonto Amapá foi fundada no dia 23 de setembro de 1997, durante assembleia realizada no auditório do CRO (Conselho Regional de Odontologia), em Macapá. No encontro, os presentes discutiram a aprovação do Estatuto, eleição da diretoria e pedidos de filiação à Federação das Uniodontos das Regiões Norte-Nordeste do Brasil.

Visão

Acreditamos na saúde bucal como qualidade de vida e satisfação do nosso cliente.