Destaque (150)

A diretoria executiva da Uniodonto Amapá esteve na última sexta-feira (30), recebendo as chaves da nova sede da cooperativa, localizada no bairro Santa Rita.
A inauguração da nova sede está prevista para fevereiro do próximo ano. Ainda este mês, o primeiro e segundo pisos da obra estarão recebendo os móveis necessários para a inauguração.
Ao receber as chaves, a presidente da Uniodonto Amapá, Dra Ana Valéria, destacou a importância do momento e disse que a inauguração é fruto do empenho de cada um dos cooperados e colaboradores que se esforçaram para transformar o sonho em realidade.
A Dra Ludimila Rechene, foi a responsável pelo momento de oração e bênção das chaves. “É importante consagrarmos esse momento, fruto do empenho de cada um dos membros da cooperativa. Que Deus nos abençoe nesse novo momento”, ressaltou.
A obra tem três pavimentos e vai oferecer o que há de melhor em relação ao atendimento humanizado de beneficiários, cooperados e colaboradores.

Terça, 20 Outubro 2015 14:51

Biossegurança na câmera intraoral

Escrito por

A biossegurança compreende o conjunto de ações voltadas para prevenção ou eliminação de riscos inerentes à prestação do serviço de saúde. A
câmera intra oral utilizada em odontologia também atende ao requisito de biossegurança, assim como outros instrumentos utilizados no
consultório.
Para que se elimine a necessidade do paciente comparecer ao prédio administrativo da uniodonto para auditorias presenciais, se faz necessário a
captura da imagem referente ao procedimento antes de realiza-lo e depois de concluído o tratamento, momento em que a câmera intra oral é
utilizada e entra em contato com a saliva do paciente.
Cuidando da prevenção e eliminação de riscos para a saúde do paciente, este instrumento ao ser utilizado deve ser envolto em filme plástico, que
será de utilização individual para cada paciente; e após a captura da imagem final do tratamento do paciente, a proteção de filme plástico será
removida e descartada, bem como será feita a desinfecção com clorexidina 2% ou álcool 70 antes de colocar nova proteção de filme plástico.

Inovação
A Uniodonto Amapá é a terceira da Região Norte a adotar um sistema que vem revolucionando a forma de auditoria. A implantação da Câmera
Intraoral já é uma realidade no Estado é promete agilizar a relação odontólogo, paciente e cooperativa. “No momento contamos com onze
cooperados que já estão utilizando o sistema de câmara intraoral, para fazer a auditoria por imagem. Com esse sistema eliminamos a necessidade
do paciente ter que se deslocar até a cooperativa para fazer a auditoria do procedimento”, explicou o diretor financeiro da Uniodonto Amapá, Dr.
Rubens da Rocha Portal Júnior.

Na última sexta-feira (18), membros do Conselho Fiscal da Uniodonto Amapá visitaram a obra da nova sede da cooperativa, que está sendo construída no bairro Santa Rita.
Estiveram presentes na visita a Dra Vilmar Lima e o Dr Juni, ambos membros do Conselho Fiscal, além da Dra Ana Valéria Silva e o Dr Rubens Portal, ambos da diretoria da cooperativa, o engenheiro responsável pela obra, Aldiender Rego, e o engenheiro fiscal Miguel, além do gerente geral da Uniodonto Amapá, Egídio Pacheco.

Ontem, cooperados também estiveram visitando e acompanhando de perto os serviços finais da obra. A nova sede promete dar mais comodidade tanto para os beneficiários, quanto para o corpo técnico e administrativo da cooperativa. A obra já está na sua fase final.

 

Acima, cooperadas da Uniodonto Amapá visitando a fase final da nova sede da cooperativa. Abaixo, a maquete da obra que está sendo construída no bairro Santa Rita. Com espaço amplo e moderno, a sede significa mais comodidade tanto para os cooperados, como para os beneficiários.

Segunda, 31 Agosto 2015 11:38

Uniodonto Amapá discute planejamento estratégico

Escrito por

Na última quinta e sexta-feira (27 e 28), a Uniodonto Amapá reuniu cooperados e colaboradores para o Planejamento Estratégico da cooperativa.
O encontro foi coordenado por José Gabriel Pesce Júnior, que é moderador de planejamento estratégico e participativo.
Durante os dois dias foram consolidadas e elaboradas análises de contexto, de problemas e de objetivos. Também foi construído um plano de trabalho para o biênio 2015/2016.
José Gabriel Pesce destacou a importância do momento. “Na crise que o país enfrenta, o importante é estar preparado e planejado para o futuro. A Uniodonto Amapá mostra que está organizada e focada em superar desafios”, destacou.

O momento representou a continuidade de um trabalho iniciado, em 2014, na gestão da Dra. Ana Valéria dos Santos Silva.

 

 

Quarta, 26 Agosto 2015 14:41

Como escolher a escova certa

Escrito por

Não é fácil decidir qual o tipo de escova usar, já que o mercado oferece inúmeros tipos, formas e tamanhos.
Durante a escovação, a atriz principal é a escova que promove a remoção mecânica da placa bacteriana aderida à superfície dental. Portanto, não é o tamanho da arcada ou da boca que interferem na escolha do tamanho da escova. O ideal, na verdade, seria o uso de uma escova de cabeça pequena, semelhante à escova infantil, para todas as pessoas.
Outro ponto importante é que a escova tenha cerdas macias e homogêneas, ou seja, todas do mesmo tamanho e com acabamento arredondado. Isso possibilita a limpeza sem ferir os tecidos vizinhos aos dentes, riscar as estruturas dentárias ou provocar retrações gengivais, deixando a raiz do dente exposta e sensível a estímulos como alimentos frios, quentes, doces ou salgados.

Contudo, lembre-se de que:
• A maior parte dos dentistas concorda que as escovas macias são mais eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. De preferência, a escova deve também ter cabeça pequena para poder mais facilmente alcançar todas áreas da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores.
• Com relação ao tipo de cabo (por exemplo, flexível ou não), formato da cabeça da escova (retangular, cônica, etc.) e estilo de cerdas (com pontas planas, arredondadas, em diferentes níveis, etc.), escolha o que for mais confortável para você. O importante mesmo é usar uma escova que se ajuste bem à sua boca e alcance todos os dentes.
• Consulte seu dentista e peça uma orientação sobre a melhor escova para seu caso.

Quando devo trocar minha escova dental?
Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando as cerdas estiverem desgastadas. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

 

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige os dentes posicionados de forma inadequada. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável e proporciona uma aparência agradável. Aos quatro anos as crianças já podem fazer a sua primeira visita ao Ortodontista, pesquisando a presença de má oclusão e recebendo informações para evitar danos futuros.
Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente na arcada dentária, podem ser perdidos precocemente, devido à traumas oclusais e à doença periodontal. Esse tipo de problema também causa um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.

Eu preciso desse tratamento?
Um ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você. Se você apresenta algum dos problemas acima, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico.

Como funciona um tratamento ortodôntico?
Diante do diagnóstico, o ortodontista determinará qual o procedimento ortodôntico mais adequado para aquele tipo de má oclusão dentária, bem como o tipo de aparelho (móvel ou fixo) e o tempo médio de tratamento.

No sábado (4), foi Dia de Cooperar (Dia C) do Sistema de Organização das Cooperativas do Brasil no Amapá (OCB-AP) realizado na Casa da Hospitalidade no município de Santana. A Uniodonto Amapá foi parceira desta iniciativa.
Durante o Dia C, que acontece simultaneamente em todo o Brasil, os serviços oferecidos foram: emissão de documentos como Carteira Profissional do Trabalho, Carteira de Identidade, Cartão do SUS, atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica com psicólogos e assistentes sociais que realizaram atendimento preliminar e encaminhamentos para os serviços de orientações jurídicas, de saúde e acompanhamento.
O Dia C foi iniciado em 2009 no Estado de Minas Gerais, o Dia C é uma iniciativa do Sistema de Organização de Cooperativas do Brasil (OCB) e tem como objetivo promover e estimular a integração das ações voluntárias de todas as cooperativas, cooperados, colaboradores e familiares, em um grande movimento de solidariedade cooperativista.

 

Ação solidária
Na quarta-feira (1), a Uniodonto Macapá também esteve na Casa da Hospitalidade levando alegria e atendimento às crianças atendidas por aquela instituição. A programação iniciou com um café da manhã oferecido aos presentes e depois uma manhã alegre com direito a teatro infantil que encenou uma peça destacando a importância de se cuidar dos dentes. Ofereceu atendimento odontológico e foram distribuídos kits de higienização bucal às crianças.
A presidente da Uniodonto Macapá, Dra. Ana Valéria, ressaltou a importância da iniciativa. "Nossa cooperativa também se preocupa com o social, tanto que estamos retomando nosso Projeto Seu Sorriso Revela Saúde, que vai estar voltado também para o atendimento contínuo dessas crianças. Essa é a nossa contribuição àquelas pessoas que necessitam de nossa atenção", concluiu.

 

 

A nova sede está sendo construída no bairro Santa Rita e promete dar mais comodidade tanto para os beneficiários, quanto para o corpo técnico e administrativo da cooperativa.

A perspectiva é que até o final deste ano a obra seja inaugurada.

Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada: 


 - Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;

- A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
- O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Consulte o seu dentista caso sua gengiva doa ou sangre quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver passando por um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave.
Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.

Como garantir uma boa higiene bucal?
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.
- Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
- Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
- Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
- Usar enxagüante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.
- Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.(Fonte Colgate)

 

Os números consolidados das vendas de 2014 apontaram que a Cooperativa alcançou 21.188 (vinte e um mil e cento e oitenta e oito) clientes na sua carteira, em 31/12/2014, conforme dados extraídos do software Odontotech.

Página 11 de 11

Localização

Rua. Dr Marcelo Cândia, 925 - Santa Rita - Macapá/AP | Telefone: (96) 3222-3237, 3222-3247 e 3222-0125.

Funcionamento de segunda-feira a quinta-feira 08:00-18:00, sexta-feira de 08:00 as 17:00.

 

História

A cooperativa odontológica Uniodonto Amapá foi fundada no dia 23 de setembro de 1997, durante assembleia realizada no auditório do CRO (Conselho Regional de Odontologia), em Macapá. No encontro, os presentes discutiram a aprovação do Estatuto, eleição da diretoria e pedidos de filiação à Federação das Uniodontos das Regiões Norte-Nordeste do Brasil.

Visão

Ser a melhor Rede Odontológica do Estado do Amapá, a partir, da aliança entre conhecimento, tecnologia e humanização.

Valores

Ética, Transparência, Qualificação Profissional e Valorização do Cirurgião Dentista e Colaboradores.

Missão

Promover a saúde bucal de qualidade com base no cooperativismo.

 NFL Jerseys China