Destaque (138)

Sexta, 20 Outubro 2017 13:33

PROBLEMAS NA LÍNGUA

Uma língua rosada é o tipo considerado como saudável. Assim como outras regiões da boca, ela pode ser uma maneira de indicar problemas de saúde. A descamação desta é chamada de língua geográfica, trazendo hipersensibilidade no momento da ingestão. Os pacientes que apresentam esse quadro podem indicar uma relação com doenças alérgicas ou dermatológicas, como por exemplo urticárias, rinite e psoríase. Além disso, uma língua inchada e avermelhada pode ser um sinal de carências de algumas vitaminas e de ácido fólico. Vale ressaltar a importância da limpeza da região para não acumular a saburra, formada por restos de comida, células da mucosa e bactérias.

Fonte: sorrisologia

O costume dos pequenos em chupar o dedo ou a chupeta é conhecido como sucção não nutritiva. A dentista explica que a maioria dos bebês possuem a necessidade desse hábito e largam, normalmente, até os quatro anos. É importante que os pais estimulem a criança a interromper a mania a partir dos três anos, como uma maneira de prevenir problemas na formação dos dentes. Além disso, outras causas como genética, respiração bucal e perdas precoces de dentes podem gerar má oclusão. Se os pais percebem a necessidade, o ideal é oferecer a chupeta ortodôntica, mais fácil de ser removida que a sucção de dedo.
Fonte: sorrisologia

A colocação do aparelho ortodôntico não depende do crescimento de todos os dentes permanentes. Grande parte dos casos de más oclusões é causada por desequilíbrios no crescimento dos ossos da face, maxila e mandíbula. A atenção dos pais é de suma importância e deve-se levar o pequeno a um profissional após os cinco anos se perceberem alguma dessas desarmonias. O momento da troca dos dentes de leite pelos permanentes demanda uma análise para verificar se há espaço adequado para nascerem. Por meio da avaliação, o profissional identifica a necessidade do uso de aparelho, além de verificar qual o modelo mais indicado, de acordo com cada caso.

Fonte: Sorrisologia
Quarta, 11 Outubro 2017 14:55

AVISO DE FERIADO

Terça, 10 Outubro 2017 14:05

MAU HÁLITO

O desconforto do mau hálito é bem grande para quem possui e para quem está ao redor. Cientificamente, o problema é conhecido como halitose. Em grande parte dos casos, esse sintoma pode ser facilmente exterminado com uma escovação correta, fio dental e enxaguante bucal. Porém, o odor ruim pode ser um sinal de outras doenças, como diabetes, periodontite, problemas estomacais ou cárie. Por isso, é importante fazer uma avaliação com o dentista assim que perceber uma mudança do hálito.

Fonte:Sorrisologia

Segunda, 09 Outubro 2017 08:04

SANGRAMENTOS DA GENGIVA

Os sangramentos na gengiva nem sempre indicam um problema bucal, entretanto não devem ser ignorados à primeira vista. Normalmente, esse tipo de ferida aparece durante a escovação dos dentes, podendo ter sido provocada pela escova ou algum alimento mais duro. No entanto, o sangramento pode ser um sintoma. O problema pode sinalizar uma diabetes, comum por apresentar problemas de coagulação, ou, quando estiver acompanhado do inchaço da gengiva, o paciente pode estar com gengivite, por exemplo.

Sexta, 06 Outubro 2017 14:00

Outubro Rosa

Quinta, 05 Outubro 2017 15:00

Como o Flúor age no dente

Diariamente, o esmalte dos dentes é atacado por ácidos produzidos na placa bacteriana. Estes ácidos podem enfraquecer os dentes, e isso pode resultar em cárie.
E é aqui que o flúor entra. Ao alcançar os dentes o flúor é absorvido pelo esmalte. Ele ajuda a restaurar o esmalte e prevenir a cárie. Pode, inclusive, ajudar a deter o processo de formação da cárie.
Fonte: Colgate