Destaque (150)

Terça, 11 Julho 2017 08:01

Nada de mamadeiras ou chupetas

Escrito por
 
Nessa fase que muitas mães cometem o erro de introduzir mamadeiras e chupetas na rotina da criança. O aleitamento materno já supre as necessidades do bebê de sugar. E muitas vezes a chupeta é introduzida devido a uma insegurança da mãe ao lidar com o choro de bebê. Sabendo identificar o real motivo do choro, não há a necessidade da chupeta. E no caso da mamadeira, assim que a criança largar o peito já pode começar a utilizar o copo.

A partir do nascimento dos primeiros dentes a escovação deverá ser realizada três vezes ao dia com uma escova de cerdas macias e cabeça pequena. A pasta a ser utilizada deve conter flúor (acima de 1.100 ppm) numa quantidade máxima similar a um grão de arroz por dia, para evitar a fluorose – manchas nos dentes. O fio dental deverá ser utilizado a partir do momento que irromper o segundo dente.

 
Nessa fase a boca do bebê (gengivas, bochechas e língua) poderá ser higienizada com uma gaze embebida em água limpa sempre que a mãe julgar necessário. Essa prática é muito importante porque além de fazer a criança se acostumar com o ritual evita o risco de infecções na região.
Fonte: Colgate
Quinta, 06 Julho 2017 09:47

Cuidados desde a gestação

Escrito por

Os cuidados com a saúde bucal dos bebês já devem ser iniciados durante a gestação. Nessa fase as mães podem ser informadas sobre a importância do aleitamento materno que, além de benefícios imunológicos e psicológicos, proporciona um correto desenvolvimento facial que pode evitar dentes e ossos tortos no futuro.

Profissionais do ramo odontológico iniciaram nesta sexta-feira, 30, mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Líderes do Ramo Saúde realizado pelo Sistema OCB Amapá.


A Formação em Gestão de Consultórios conta neste III módulo com abordagens sobre o “Mercado Odontológico e Técnicas de Negociação”, ministrada pelo palestrante Alan Bittar. A etapa prossegue neste sábado, 01, de julho.

O Programa de Desenvolvimento de Líderes ajuda a diagnosticar os níveis de comunicação entre líderes e colaboradores, garantindo atitude pessoal e acompanhamento das competências.

O Programa tem como principal objetivo, fazer com que o líder seja capaz de orientar sua estratégia diária tomando a melhor decisão; avaliar a si mesmo e sua posição dentro da organização; desenvolver-se como líder, desenvolver competências gerenciais; gerenciar pessoas e recursos; organizar fluxo de informações; monitorar o desempenho de sua equipe; estabelecer metas e objetivos; motivar a si mesmo e aos outros; projetar e organizar; gerenciar a execução de tarefas e buscar resultados; negociar acordos e compromissos; implementar e sustentar a mudança.

O curso oferece um conjunto completo de abordagens com foco direcionado na gestão estratégica. Os próximos módulos ocorrerão nos dias 14 e 15 de julho com abordagens sobre “Gestão de Consultórios e Organização Eficaz”, finalizando com o último módulo nos dias 28 e 29 de julho com “Administração do Tempo e Atendimento Eficaz”.

O abscesso dentário é o acúmulo de pús, formando uma bolsa com conteúdo purulento no osso ou na gengiva que circunda o dente acometido. Pode se apresentar de forma aguda quando o paciente apresenta inchaço na boca de início abrupto ou de forma crônica quando a infecção é gradativa apresentando assim poucos sintomas.

Existem 2 formas de abscessos nos dentes:

– Abscesso da polpa do dente (canal que existe no interior do dente onde encontram-se os vasos sanguíneos e nervos)

– Abscesso entre o dente e a gengiva
Quando o abscesso é originado na polpa dentária, normalmente causado por cáries que invadem a polpa, este abscesso será visualizado no envolto da raíz do dente (peri-radicular) envolvido através da radiografia.Abscesso dentário

Causas do Abscesso Dentário:

Ocorre quando bactérias invadem e infectam um dente, como resultado desta infecção temos a formação do pús (células mortas), este ficando acumulado no tecido forma o abscesso.
Condições que permitem que as bactérias invadam um dente:

– Cárie dentária

– Ruptura ou quebra de um dente, o que permite a entrada de bactérias na polpaRadiografia mostrando lesão (escurecida) peri-radicular

– Alimentos ou outro material estranho que fique retido na gengiva pode levar a uma infecção bacteriana na área em torno dos dentes.

– Doença periodontal
As causas mais comuns de abscesso dentário são: cáries que invadem a polpa dentária e doença periodontal (acúmulo de tártaro com perda do osso que sustenta o dente).
Sinais e Sintomas do Abscesso Dentário:

O conjunto dos sinais e sintomas abaixo fazem parte do quadro de abscesso dentário:
– Dor latejante e persistente no dente ou área da gengiva
– Dor ao morder com o dente afetado
– Gengiva avermelhada e aumentada de volume
– Febre
– Gânglios do pescoço inchados
– Dente escurecido
– Presença de pús nas gengivas

Se você está com este conjunto de sinais e sintomas ou parte dele, procure o seu dentista, pois se não tratado, o abscesso dentário pode causar perda do dente e dos tecidos circundantes, podendo também ocorrer a disseminação da infecção.

Tratamento:
Durante a consulta com seu dentista será identificado a causa do abscesso e a possibilidade de drenagem. O dentista irá prescrever antiinflamatórios e antibióticos de acordo com a necessidade.

Se a causa for pela invasão da cárie na polpa, sem outras complicações, o dentista irá realizar o tratamento de canal (tratamento endodôntico).

Se a infecção for de origem periodontal (bactérias que penetram entre o dente e a gengiva), será realizado o tratamento periodontal através de raspagens e alisamento das raízes dentárias acometidas.

Prevenção:
Para evitar o abscesso dentário, as orientações abaixo deverão ser seguidas rotineiramente:
– Escovar os dentes após as principais refeições, utilizando a técnica correta
– Usar fio dental diariamente
– Consultar seu dentista a cada 6 meses

Fonte: Sorrisologia

Segunda, 26 Junho 2017 12:40

Dói muito tirar o Dente do Siso?

Escrito por

É fato que ouvir algo sobre o dente do siso e principalmente as dores que ele traz, é algo comum para grande parte das pessoas, principalmente quando o assunto está ligado com complicações que esses dentes trazem.

No entanto, antes de saber se realmente dói para tirar os famosos dentes do siso ou recorrer a um profissional para retirá-lo, é interessante obter mais informações, confira a seguir as principais questões sobre o dente do siso:

1) O que é dente do siso?
Trata-se dos terceiros molares, os últimos dentes de cada lado da arcada. É comum que a partir dos 16 anos as pessoas escutem falar sobre ele, pois é em torno desse período que ele costuma aparecer. Naturalmente, em algumas pessoas isso ocorre mais cedo ou bem mais tarde que essa idade.

2) Quais são os problemas causados pelos dentes do siso?
Os principais impasses relacionados com complicações e dores por conta do nascimento desses dentes giram em torno principalmente de espaço. A razão, é que quando eles nascem, os outros dentes já estão acomodados na boca e em muitos casos, não há espaço suficiente para o nascimento adequado e tranquilo, por isso que eles podem causar inflamações, dores e até mesmo inchaço. Nesses casos, a extração é necessária.

Outro problema que pode acontecer, é de empurrar os outros dentes, causando assim problemas mais graves. No entanto, nem todo mundo passa por problemas, pois em alguns casos, o siso consegue nascer adequadamente. Lembrando que cabe ao dentista avaliar o seu quadro para ver se é possível e necessário retirar e qual é a solução mais indicada para eliminá-lo.

3) Dói extrair o siso?
Como dito anteriormente, extrair esses dentes pode ser a forma mais recomendada de tratar ou evitar problemas. Pode ser indicada pelo dentista uma anestesia geral ou local, pois é realmente uma extração realizada de maneira rotineira.

Tudo vai depender da situação dos seus dentes do siso, pois aqueles extraídos antes dos 20 anos, tem raízes menos desenvolvidas, dessa forma, a cirurgia pode acabar sendo mais simples. Esse processo consiste em uma incisão na gengiva, seguida pela remoção e finalizando com uma sutura. No entanto, tudo depende da posição do dente, condições do paciente e o quanto ele já nasceu, principalmente qual é o tipo de problemas que ele está causando.

Fonte: Sorrisologia

Sexta, 23 Junho 2017 09:51

O que são as facetas de porcelana

Escrito por

Não faltam opções na odontologia estética, uma alternativa para ter um sorriso perfeito, em poucas horas, são as facetas de porcelana. Tratam se de finas próteses fixadas na parte externa dos dentes. Em apenas duas seções, de duas horas cada, você poderá ter um novo sorriso e um novo visual. As facetas são lâminas bem finas que cobrem a parte visível dos dentes, como uma espécie de revestimento, proporcionando uma aparência bem natural. Elas são usadas também para corrigir falhas e trincados, dentes desalinhados, desgastados, manchados ou com espaçamento. Esta é a melhor alternativa para correção de posição dos dentes. Com as facetas é possível, também, aumentar o tamanho dos dentes.

 
Fonte: Sorridere

O dente pré-molar tem como principal função esmagar e rasgar os alimentos, durante a mastigação. Estes dentes são também conhecidos como bicúspides, pois têm duas cúspides (pontas aguçadas) na sua superfície. Um adulto tem, normalmente, oito dentes pré-molares, quatro em cada arcada dentária (inferior e superior) e dois de cada lado da linha mediana, que são chamados de primeiros e segundos pré-molares, sendo os primeiros maiores do que os segundos.

Os dentes pré-molares são dentes de transição entre os dentes anteriores e os molares. Têm a forma de pentágono e são inferiores aos dentes caninos, apresentando bordas convergentes.

Os pré-molares superiores costumam ser birradiculares, com uma raiz na vestibular e outra na lingual. Os primeiros a irromper podem mesmo apresentar três raízes e três canais. Desta forma, a intervenção endodôntica exigirá cuidados especiais do profissional dentista.

Os pré-molares inferiores apresentam também uma anatomia complexa e são, portanto, muito difíceis de tratar em endodontia. Podem apresentar mais do que um canal e raízes fusionadas, o que complica a intervenção do dentista.

Em qualquer dos casos, o profissional dentário deve realizar várias radiografias do dente, analisando-as com redobrado cuidado, antes de concluir um diagnóstico e de iniciar o procedimento endodôntico.

Fonte: dicionáriodental

O Programa de Desenvolvimento de Líderes entrou no II módulo nesta sexta-feira, 16, na sede do Sistema OCB Amapá. Chegou a hora dos cooperados da Uniodonto Amapá terem abordagens sobre o Controle Financeiro e a Gestão de Processos. O curso segue até o próximo sábado, 17.

Durante dois dias os profissionais do ramo odontológico trocam os consultórios pela maratona de conhecimento ofertada pelo Sistema OCB Amapá. O II módulo fica por conta do palestrante Reginaldo Félix, de Palmas/TO.

“O Programa de Desenvolvimento de Líderes oferece um conjunto completo de abordagens que tem o foco direcionado a gestão estratégica de consultórios. É uma oportunidade engrandecedora para o conhecimento dos profissionais”, ressaltou a Superintendente do Sescoop, Patrícia Sousa.

A presidente da Uniodonto Amapá, Dra. Ana Valéria Silva, enfatiza que ter a participação dos colegas neste momento de atualização e conhecimento é extremamente importante para o fortalecimento da cooperativa e dos consultórios dos cooperados.

“Queremos o melhor para o nosso cooperado. E este momento acaba nos permitindo uma maior aproximação aliada ao conhecimento, que se torna fundamental na vida de qualquer profissional. Agradecemos a participação de cada um e a parceria do Sistema OCB”, compartilhou Dra. Valéria.

Lílian Guimarães
Comunicação
(96) 98124-9681

Localização

Rua. Dr Marcelo Cândia, 925 - Santa Rita - Macapá/AP | Telefone: (96) 3222-3237, 3222-3247 e 3222-0125.

Funcionamento de segunda-feira a quinta-feira 08:00-18:00, sexta-feira de 08:00 as 17:00.

 

História

A cooperativa odontológica Uniodonto Amapá foi fundada no dia 23 de setembro de 1997, durante assembleia realizada no auditório do CRO (Conselho Regional de Odontologia), em Macapá. No encontro, os presentes discutiram a aprovação do Estatuto, eleição da diretoria e pedidos de filiação à Federação das Uniodontos das Regiões Norte-Nordeste do Brasil.

Visão

Ser a melhor Rede Odontológica do Estado do Amapá, a partir, da aliança entre conhecimento, tecnologia e humanização.

Valores

Ética, Transparência, Qualificação Profissional e Valorização do Cirurgião Dentista e Colaboradores.

Missão

Promover a saúde bucal de qualidade com base no cooperativismo.

 NFL Jerseys China