Destaque (138)

Segunda, 12 Junho 2017 09:04

Bruxismo – sinais e sintomas

Escrito por
Bruxismo também é conhecido como o rangido e/ou cerramento dos dentes. É uma condição muito comum que afeta aproximadamente de 30 a 40 milhões de crianças e adultos no mundo.
 
Sinais e Sintomas
 
Caso você esteja com algum dos seguintes sintomas, você pode estar sofrendo de bruxismo:
Contrações rítmicas dos músculos da mandíbula;
Ranger os dentes, emitindo um som que pode perturbar o sono da pessoa com quem você compartilha o quarto;
Músculos da mandíbula apertados ou doloridos;
Estalo ou clique quando você mexe a articulação temporomandibular;
Dor por um período prolongado nos músculos da face;
Dentes danificados, restaurações dentárias quebradas e gengiva ferida;
Dor de cabeça; e
Inchaço (ocasional) na mandíbula inferior devido ao apertar dos dentes.
 
Causas
 
Alguns especialistas consideram o bruxismo um hábito, enquanto outros atribuem a causa a uma das seguintes opções:
Estresse, ansiedade, frustração e raiva;
Má oclusão, que é quando os dentes e a mandíbula não se alinham corretamente;
Sintoma de determinadas doenças do sistema nervoso;
Em casos raros, pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos para o tratamento da depressão;
Complicação da doença de Huntington ou Parkinson.
 
Diagnóstico
 
As pessoas que rangem os dentes podem não estar cientes disso, já que normalmente ocorre enquanto elas dormem. O bruxismo pode ter complicações diversas sobre a saúde bucal, incluindo o desgaste dos dentes e o desenvolvimento de disfunção da ATM. Caso você ache que tenha bruxismo, converse com seu dentista.
 
Prevenção
 
Se o seu bruxismo estiver relacionado ao estresse, terapia e técnicas de relaxamento podem ajudar. Evite também estimulantes, como tabaco e cafeína.
 
Tratamento
 
A solução mais simples é usar uma placa noturna feita por um dentista, que impede os dentes de ranger enquanto você dorme. O seu dentista também pode ter que restaurar os dentes danificados ou ter que colocar coroas para devolver a forma e o tamanho adequados dos dentes.
 
Fonte: Colgate
Quinta, 08 Junho 2017 08:48

Como Tratar Suas Cáries

Escrito por

Entenda os sinais e sintomas das cáries. É importante conseguir reconhecer os sinais e sintomas das cáries assim que aparecerem. Desta maneira, é possível tratá-las sem dificuldades, evitando que se tornem maiores e mais doloridas com o passar do tempo. Ao observar um ou mais dos sintomas a seguir, pode haver cáries:

- Sensibilidade dentária ou dor de dente. Pode haver uma dor aguda leve ou moderada ao comer alimentos quentes, gelados ou doces.

- Dor ao morder.

- Orifícios ou buracos escuros nos dentes.

- Algumas cáries – em especial as que ficam na parte de trás da boca ou entre os dentes – serão invisíveis ao olho nu e podem não causar dor alguma. Estes tipos de cáries podem ser identificadas apenas através de raios-x, ou luzes fluorescentes; é exatamente por isso que é importante ir regularmente ao dentista.

- Recomenda-se que o paciente visite o dentista cerca de duas vezes por ano para que ele verifique se a saúde oral está boa. No entanto, pessoas que suspeitarem de uma cárie não devem esperar por uma das consultas, e sim marcar um horário o mais cedo possível.

Durante a consulta:

- Explique os sintomas e quaisquer sinas de desgaste dos dentes que percebeu. O dentista poderá localizar a cárie mais facilmente desta forma.

- Permita que o dentista examine os dentes. Ele analisará a boca para confirmar as cáries e suas localizações, utilizando um objeto de metal afiado para sentir ponto.

- O dentista remove as cáries com um aparelho. Elas são preenchidas com resina, porcelana ou amálgama de prata de coloração igual aos dentes.
Fonte: wikihow

Se você passou por uma cirurgia de extração de dente vai precisar de alguns cuidados para que não haja complicações no pós-operatório.

REPOUSO:
- Evite falar muito.
- Ficar em repouso o maior tempo possível nos três primeiros dias. Mantenha a cabeça mais elevada do que o resto do corpo por um período de 24 horas após a cirurgia.
- Não ficar exposto ao sol, evite atividades físicas e evite banhos muito quentes nos 5 primeiros dias.

ALIMENTAÇÃO:
- Não deixar de se alimentar, mas evite alimentos que possam ferir a área operada. Evite alimentos quentes nos primeiros dois dias após a cirurgia. Prefira os gelados ou frios para prevenir possíveis sangramentos.
- A alimentação deve ser líquida ou pastosa mornas/frias nos 2 primeiros dias, fracionadas de 3 em 3 horas (ex.:leite, sucos, vitaminas, sorvetes, picolés, mingau, iogurtes, gelatina, sopas, caldos, purês, alimentos batidos no liquidificador, macarrão, etc.).
- Tome água à vontade, pois a hidratação é cuidado importante.
- Não faça movimentos de sucção. Utilize um copo para beber.

HIGIENIZAÇÃO:
- Higienizar a área operada, sempre na frente do espelho, utilizando corretamente o fio dental e a escova de dentes com cerdas macias, com quantidade reduzida de pasta de dente, para que se forme pouca espuma.
- Utilizar um cotonete embebido de água filtrada ou enxaguante bucal sem álcool a base de clorexidina, como auxiliar para remover os restos de alimentos que ficam retidos nos pontos. Escove o dorso da língua. Não deixar que os pontos fiquem brancos!
- Não bochechar vigorosamente nos 4 primeiros dias. Apenas lave a boca com água, banhando a área operada cuidadosamente e cuspa para remover a espuma da pasta de dentes. Assim, é possível evitar possíveis sangramentos.

CUIDADOS COM A FERIDA:
- Não fique cuspindo por qualquer motivo.
- Nos 2 primeiros dias, colocar compressas geladas próxima à região operada, utilizando um saco plástico e grande quantidade de gelo, protegendo a pele com uma toalha fina de algodão, hidratante ou vaselina sólida para não queimar a pele. As compressas de gelo deverão ser feitas por 20 minutos, seguidos, obrigatoriamente, de um período de descanso de outros 20 minutos; após esse período, fazer nova aplicação de gelo por mais 20 minutos, e assim por diante até 24 horas para evitar possíveis inchaços.
- Não passe a língua, dedo ou qualquer objeto na área operada.
- Em casos de sangramento excessivo e contínuo (hemorragias), morder a região operada com gaze estéril, pressionando o local operado de forma ininterrupta. Caso o sangramento não pare, entrar em contato com o seu cirurgião-dentista.
- É normal a sensação de gosto de sangue com saliva na boca, e o sangramento pequeno na primeira noite, podendo inclusive manchar a roupa de cama. Para evitar que isso ocorra, durma com 2 travesseiros.

OUTROS CUIDADOS:
- Se for fumante, tente não fumar ou ao menos reduza a quantidade de cigarros até a cicatrização do corte.
- Não tome bebidas alcoólicas de nenhuma espécie.
- A prescrição medicamentosa deve ser seguida à risca, os horários das medicações devem ser rigorosamente respeitados. Em caso de dor forte ou febre, entrar em contato com o seu cirurgião-dentista o mais breve possível.
- Não deixe de comparecer à consulta de retorno para a remoção dos pontos e avaliação da cicatrização.
- Não dê ouvidos a qualquer conselho doméstico. Não tome nenhum medicamento por conta própria. O seu cirurgião-dentista é o profissional mais habilitado para resolver suas dúvidas.
Fonte: wikihow

Mesmo escovando os dentes e usando fio dental regularmente, podem surgir problemas de saúde bucal na idade adulta. Felizmente, seu dentista pode ajudá-lo a resolver a maior parte desses problemas.

A gengivite, no seu estágio inicial, é reversível. Seus sintomas são gengivas avermelhadas, inchadas e sensíveis, com tendência ao sangramento durante a escovação. Se perceber qualquer destes sintomas, converse com seu dentista para evitar problemas mais graves. No estágio avançado, a doença periodontal pode causar a perda dos dentes.

A saúde da gengiva também pode afetar a sua saúde geral. Estudos recentes mostram uma possível conexão entre a periodontite (uma doença da gengiva) e outras doenças, como, por exemplo a diabetes, problemas cardíacos e uma possível ligação com nascimentos prematuros. Para evitar o aparecimento de qualquer doença gengival, escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, use fio dental diariamente e faça uma limpeza geral com o dentista.

À medida que ficamos mais velhos, as cáries em volta das restaurações (chamadas cáries recorrentes) e na raiz dos dentes se tornam mais comuns. Daí a importância de escovar com um creme dental com flúor, usar fio dental e ir ao dentista periodicamente.

Também a sensibilidade pode se tornar mais séria com o avançar da idade. Com o tempo, a gengiva se retrai naturalmente expondo áreas do dente que não são protegidas pelo esmalte. Essas áreas tendem a doer em função da temperatura dos alimentos ingeridos. Nos casos mais graves, pode ocorrer sensibilidade até ao ar frio. Se tiver dentes sensíveis, tente usar um creme dental apropriado. Se o problema persistir, vá ao dentista. A sensibilidade pode indicar a existência de cárie ou fratura no dente.

As coroas são usadas para fortalecer os dentes danificados. As coroas recobrem e protegem o dente afetado, fortalecendo-o e melhorando sua aparência, forma e alinhamento. Os implantes e as pontes são usados para preencher o espaço deixado pelos dentes extraídos. Os implantes substituem um ou mais de um dente ou servem de ponto de apoio para a fixação de dentaduras. Consulte o dentista para se informar sobre a possibilidade de implantes no seu caso específico. As próteses fixas são usadas para substituir dentes extraídos. 
São fixadas aos dentes naturais ou aos implantes situados ao lado dos espaços deixados pelos dentes extraídos.

Fonte: Colgate

Sábado dedicado ao conhecimento. O Programa de Desenvolvimento de Líderes do Ramo da Saúde e Formação em Gestão de Consultórios entra no segundo dia, do primeiro módulo, que aborda o “Empreendedorismo, Liderança e Marketing Pessoal”.

O curso conta com a participação dos cooperados da Uniodonto Amapá e é promovido pelo Sistema OCB e Sescoop Amapá. A iniciativa vai além do processo de conhecimento e capacitação, integrando um conjunto de ações do cooperativismo voltados a excelência da gestão.

O odontólogo Elder Márcio, enxerga a capacitação como um processo de renovação que fortalece os objetivos de cada profissional. Além de ser uma oportunidade de integração, aproximação e socialização com os colegas cooperados.

“A busca pelo conhecimento é permanente, e poder absorver novas experiências é se permitir participar da transformação que o mundo de hoje exige cada vez mais. Esse curso, sem dúvida, nos permitiu muitas experiências que contribuem para renovação pessoal e profissional”.

O caminho da excelência é construído com a perseverança, e a Uniodonto Amapá trilha esse caminho. “Temos profissionais comprometidos e extremamente competentes que participam dessa construção diária”, complementou a presidente da Uniodonto Amapá, Dra. Ana Valéria dos Santos Silva.

Com o destaque do Ramo Saúde no cooperativismo amapaense a ideia é investir cada vez mais, em cursos, capacitações e outras vertentes de conhecimento. “As cooperativas são o nosso termômetro, o feedback de cada uma nos permite ter o direcionamento das demandas de cursos e capacitações que podemos ofertar. Cada uma delas tem nos surpreendido de forma extremamente positiva”, destacou o presidente do Sistema OCB Amapá, Gilcimar Pureza.

O segundo módulo do Programa de Desenvolvimento de Líderes do Ramo da Saúde e Formação em Gestão de Consultórios ocorrerá nos dias 16 e 17 de junho, com tema – “Controle Financeiro e Gestão de Processos”.

 

Lílian Guimarães
Jornalista e RP
Especialista em Comunicação
Santa Mídia Comunicação e Marketing
(96) 98124-9681

A trajetória em busca da excelência da gestão é um processo evolutivo, que exige tempo, atitude e disposição para alcançar a transformação. Essa visão tem sido abraçada e multiplicada dentro da Cooperativa Uniodonto Amapá, que prima pelo fomento do cooperativismo e fortalecimento dos cooperados.

A busca pelo conhecimento é uma parte essencial dentro desse processo, por isso, parte dos cooperados que integram a Uniodonto, trocaram nessa sexta-feira, 26, os consultórios por horas de aprendizado. Conhecimento adquirido que será uma ferramenta poderosa na gestão e visão no ramo administrativo/odontológico.

O Programa de Desenvolvimento de Líderes do Ramo da Saúde e Formação em Gestão de Consultórios é promovido pelo Sistema OCB e Sescoop Amapá que investem fortemente nesta vertente com a realização de cursos e capacitações. Esse, especificamente, ocorrerá em cinco módulos – o primeiro voltado para “Empreendedorismo, Liderança e Marketing Pessoal”, que é ministrado pelo Personal de Oratória & Mentoring, Iranilson Mota.

Para a presidente da Uniodonto Amapá, Dra. Ana Valéria dos Santos Silva, a oportunidade é fundamental. Primeiro, pelo momento de integração e troca de experiência entre os cooperados. E segundo, pelo fortalecimento dos objetivos da Cooperativa que segue na vanguarda deste caminho da excelência na gestão.

“Queremos oferecer o melhor ao nosso cooperado, e a busca pelo conhecimento por meio de cursos e capacitações é um processo que temos primado na gestão. Estamos extremamente felizes com a adesão e a presença de cada um neste momento de aprendizado”, compartilhou a presidente da Uniodonto.

O presidente do Sistema OCB Amapá, Gilcimar Pureza, aproveitou o momento para destacar que a Uniodonto tem sido referência em pontos estratégicos como – gestão, organização, visão, crescimento e atendimento.

“A Uniodonto é a maior cooperativa que temos no estado, ela se tornou o espelho para as cooperativas que trilham e buscam o crescimento e reconhecimento dentro do mercado. Poder contribuir com este processo de excelência honra muito o Sistema OCB”, destacou Gilcimar Pureza.

Serviço: 

Data: 26 e 27 de maio
Horário: 8h30 às 12h / 14h às 18h
Local: Auditório do Sistema OCB/AP
Endereço: Rua Tiradentes, nº102 – Centro

Lílian Guimarães
Comunicação Uniodonto Amapá
Jornalista e RP
Especialista em Comunicação
Santa Mídia Comunicação
(96) 98124-9681

 

 

A constante busca pelo conhecimento é essencial na vida de um bom profissional. No ramo do cooperativismo esse conceito se fortalece a cada dia. Nos dias 26 e 27 de maio, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h, no Sistema OCB Amapá, pelo menos 23 profissionais do Ramo Odontológico, da Cooperativa Uniodonto Amapá, participarão do Programa de Desenvolvimento de Líderes do Ramo da Saúde e Formação em Gestão de Consultórios.

Serão cinco módulos – o primeiro voltado para “Empreendedorismo, Liderança e Marketing Pessoal. Os demais ocorrerão entre os meses de Junho e Julho, com temas – “Controle Financeiro e Gestão de Processos”, “O Mercado Odontológico e Técnicas de Negociação”, “Gestão de Consultórios e Organização Eficaz” e “Administração do Tempo e Atendimento Eficaz”.

Serviço:
Data: 26 e 27 de maio
Horário: 8h30 às 12h / 14h às 18h
Local: Auditório do Sistema OCB/AP
Endereço: Rua Tiradentes, nº102 – Centro

Lílian Guimarães
Comunicação OCB/AP
Jornalista e RP
Especialista em Comunicação
Santa Mídia Comunicação
(96) 98124-9681

 
Além de influenciar a saúde geral, a alimentação adequada é requisito básico para a manutenção de dentes e gengivas saudáveis. Uma alimentação balanceada dá aos tecidos da gengiva e dos dentes os nutrientes e minerais de que necessitam para permanecerem fortes e resistirem a infecções que podem levar à gengivite. Além disso, os alimentos fibrosos (como as verduras e frutas) ajudam a limpar os dentes e tecidos gengivais. Os alimentos moles e pegajosos tendem a ficar presos entre os dentes, produzindo mais placa bacteriana.
 
Quando você consome alimentos e bebidas que contêm açúcar e amido, as bactérias da placa produzem ácidos que atacam seus dentes durante 20 minutos ou mais. Para reduzir o dano ao esmalte dos dentes, limite o consumo de alimentos e bebidas entre as principais refeições. E quando você comer entre as refeições, escolha alimentos nutritivos como queijo, verduras cruas, iogurte natural ou frutas.
Segunda, 22 Maio 2017 07:07

Hálito puro e sorriso saudável

Escrito por
São o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada: seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares; a gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental; o mal hálito deixa de ser um problema permanente.
 
Consulte o seu dentista caso sua gengiva doa ou sangre quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver passando por um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave.
 
Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.
 
Fonte: Colgate

Conforme ficamos mais velho, os cuidados dentais para os adultos são mais cruciais. A seguir, encontram-se algumas doenças para se estar atento:

Gengivite – Se suas rotinas caseiras de cuidados de escovação e utilização do fio dental tiveram um deslize e você não fez limpezas dentais regulares, a placa bacteriana e o tártaro podem se acumular em seus dentes. A placa e o tártaro, se não forem tratados, podem, eventualmente, causar danos irreparáveis à mandíbula e a estruturas de suporte, e podem causar perda dos dentes.

Câncer bucal – De acordo com o National Institute of Dental and Craniofacial Research, homens na idade de 40 anos possuem o maior risco de câncer bucal. Aproximadamente 43.000 pessoas serão diagnosticadas com câncer na boca, língua, área da garganta, e a ACS estima que cerca de 7.000 pessoas morrerão devido a esses cânceres. A utilização de produtos de tabaco e álcool aumenta o risco de câncer bucal. A maioria dos cânceres bucais é diagnosticada pelo dentista durante o exame geral de rotina 1

Quebra de preenchimentos dentais – Os preenchimentos possuem expectativa de oito a dez anos. Entretanto, eles podem durar 20 anos ou mais. Quando o preenchimento em sua boca começa a quebrar, alimentos e bactérias podem entrar embaixo e podem causar cárie profunda no dente.

Fonte: Colgate

Localização

Rua. Dr Marcelo Cândia, 925 - Santa Rita - Macapá/AP | Telefone: (96) 3222-3237, 3222-3247 e 3222-0125.

Funcionamento de segunda-feira a quinta-feira 08:00-18:00, sexta-feira de 08:00 as 17:00.

 

História

A cooperativa odontológica Uniodonto Amapá foi fundada no dia 23 de setembro de 1997, durante assembleia realizada no auditório do CRO (Conselho Regional de Odontologia), em Macapá. No encontro, os presentes discutiram a aprovação do Estatuto, eleição da diretoria e pedidos de filiação à Federação das Uniodontos das Regiões Norte-Nordeste do Brasil.

Visão

Acreditamos na saúde bucal como qualidade de vida e satisfação do nosso cliente.