Gestão de negócios (5)

 

A Uniodonto do Brasil foi reconhecida como uma das cem melhores organizações fornecedoras para Recursos Humanos de 2017 e a primeira no segmento Planos Odontológicos, no prêmio concedido pelo Grupo Gestão RH.

O Diretor de Operações e Mercado da Uniodonto do Brasil, Dr.José Clovis Tomazzoni de Oliveira, recebeu o prêmio em celebração realizada na noites de 21 de fevereiro, no, em São Paulo e compartilhou a conquista com os colaboradores da Cooperativa, como você vê na foto.

A metodologia se baseia em análises quantitativas e qualitativas. As empresas indicam as melhores prestadoras de serviços por meio de questionários eletrônicos.

Criada em 2007, a pesquisa tem como objetivo valorizar o trabalho das empresas fornecedoras de produtos ou serviços para o departamento de RH e avaliar as práticas direcionadas aos clientes nas áreas de: Benefícios, Talentos, Tecnologia para RH, Gestão do Negócio e Facilities & Services. A metodologia se baseia em análises quantitativas e qualitativas.

A primeira fase da pesquisa envolveu profissionais que atuam na área de gestão de pessoas das principais empresas do Brasil, que puderam escolher até dez empresas dos 41 segmentos selecionados no estudo “Os Melhores Fornecedores para RH”.

As empresas mais votadas nessa primeira fase da pesquisa foram listadas entre os “300 Melhores Fornecedores para RH” e, consequentemente, avaliadas em uma segunda etapa.

Após a escolha dos “300 Melhores Fornecedores para RH”, foi iniciada a segunda fase, que contou com a avaliação dos próprios clientes destas empresas, por meio de um questionário eletrônico e serve como base para identificação dos “100 Melhores Fornecedores para RH”, assim como Destaques por Categorias e Segmentos, 10 Mais e Empresa do Ano.

 

No dia 9 de novembro, esteve em Macapá, a convite da diretoria executiva da Uniodonto Amapá, o Dr. José Alves, presidente da Uniodonto do Brasil. A sua visita foi marcada por uma agenda de reunião com a diretoria executiva da cooperativa, encontro com os cooperados e visita a nova sede da cooperativa.
À noite participou de um encontro com 38 cooperados.

Na ocasião foram feitas reflexões sobre o sistema Uniodonto, mostrando com dados a sua força econômica e social. Em seguida falou das forças externas que ameaçam o sistema, mas que ao mesmo tempo estimulam e desafiam cada cooperado a fazer cada vez melhor. Falou ainda da câmera intraoral como ferramenta para auxiliar no diagnóstico, para dar conhecimento ao paciente, como marketing e como defesa jurídica. Continuou a sua conversa franca e instrutiva com a apresentação do padrão TISS e a criação de comitês na Uniodonto Brasil para garantir as boas práticas do sistema. Por último, informou como a ANS avalia o sistema por meio do IDSS e destacou o desempenho da Uniodonto Amapá com nota de 0,93%, sendo um dos melhores entre as 117 cooperativas que formam o sistema Uniodonto. “Foi uma conversa abrangente para falar de cooperativismo, da atual situação do país, planos de saúde e odontológicos. Porém, um dos tópicos conversados foi a importância dos cooperados estarem juntos em todos os momentos. É importante, que todos tenham os mesmos objetivos”, destacou.

Visita à obra
Na manhã seguinte, Dr José Alves esteve visitando a nova sede administrativa da Uniodonto Amapá. “Este empreendimento só foi possível em virtude da força do cooperativismo, pois se cada profissional estivesse só seria muito difícil construí-lo. Vejo como a cooperativa está investindo em qualidade. Uma obra como essa mostra força e deixa claro que todos estão juntos”, destacou.

Na ocasião, Dr José Alves falou para equipe jornalística da “Uniodonto Amapá Informa” sobre o momento que atravessamos no país. Foi feita a seguinte pergunta: Como avançar em momentos de crise? José Alves citou uma frase de Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura do governo federal: “as cooperativas são filhas da crise”, lembrando que o cooperativismo nasceu durante a Revolução Industrial em um momento também conturbado economicamente. “É claro que de uma forma ou outra a crise afeta as empresas parceiras das cooperativas, porém, esse impacto até agora tem sido pequeno. Nossa expectativa para o próximo ano é muito boa. Estamos em um processo de readequação de rotinas, processos e relacionamentos, discutindo o modelo assistencial e remuneratório. Todas essas mudanças são importantes para o sistema do ponto de vista do cliente e do cooperado”, finalizou.

Quarta, 02 Setembro 2015 12:25

O novo portal está no ar

Escrito por

Novo portal da Uniodonto Amapá oferece mais serviços, informação e agilidade no atendimento

 


O novo site da Uniodonto Amapá está no ar. O trabalho foi desenvolvido por uma empresa especializada e promete oferecer aos beneficiários o que há de mais moderno na web.
O trabalho de elaboração do site durou pouco mais de dois meses. Foi um processo iniciado do zero e que envolveu diversos colaboradores. “O site anterior tinha algumas dificuldades, entre as quais se destacavam: a falta de padronização, a ausência de integração com os sistemas corporativos da Uniodonto Amapá e versão inadequada para as novas formas de acesso em celulares e tablets”, explicou Clayton Nogueira, da VIU Soluções, empresa responsável pelo novo portal da Uniodonto Amapá.
João Paulo Nogueira, do setor de tecnologia da cooperativa, lembrou que o antigo portal atendia na época às necessidades, no entanto “o serviço de manutenção do antigo site era terceirizado e não estava conseguindo atender às necessidades, ficando desatualizado e com uma tecnologia antiga. Por conta disso, resolvemos contratar a VIU Soluções para que fizesse uma análise. Tivemos que criar um novo site do zero. Hoje, temos uma tecnologia atualizada, o portal pode ser modificado a qualquer momento buscando sua melhoria, sem dificuldades em fazer novas alterações”, explicou João Paulo Nogueira.

Elaboração
O primeiro passo para a elaboração do novo site foi identificar todas as demandas da Uniodonto Amapá, o que podia ser melhorado, o que seria obrigatório em conformidade com o que preconiza a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, analisando os pontos críticos. Em decorrência disso, os módulos de trabalho foram criados. Assim, “montamos um calendário de programação e fomos cumprindo as etapas. Essa primeira fase a qual levaria, aproximadamente, 3 (três) meses foi antecipada e com 2 (dois) meses projeto já estava operando. Estrategicamente, foi tomada a decisão de revitalizá-lo, destacou o gerente geral da Uniodonto Amapá, Egídio Pacheco, enfatizando que como ferramenta deveria melhorar o canal de comunicação com os beneficiários, cooperados e o público em geral. No projeto de construção do novo site foi definido que alguns serviço seriam mantidos (segunda via de boletos, guia odontológico, etc.) e outros seriam incorporados (currículos online, simulação de planos, e até a própria ouvidoria que vai ser lançada no site)”, destacou Clayton Nogueira, da VIU Soluções.
Segundo pesquisas, a internet é hoje a segunda maior fonte de informação buscada pelos beneficiários. “Daí a necessidade da Uniodonto Amapá ter um portal atualizado. O site também abrange o informativo da cooperativa. Além disso, tem as mídias sociais que a cooperativa também já está fazendo um trabalho voltado para esse público. Todo mundo utiliza as redes sociais e essa nova visão presente na internet está sendo um referencial dessa gestão”, ressaltou Clayton Nogueira.

Mais novidades
Ao falar em tecnologia e internet, palavras como mudanças e novidades são constantes. Tanto os beneficiários, quanto os cooperados da Uniodonto Amapá podem aguardar mais novidades até o final do ano.
Uma das novidades é a área dedicada no portal ao projeto social que começa a ser desenvolvido pela Uniodonto Amapá. Denominado “Seu Sorriso Revela Saúde”, o mesmo levará orientação aos estudantes das escolas públicas e atendimento às crianças da Casa da Hospitalidade em Santana. “Do ponto de vista de resultados, acreditamos que o novo portal vai ser uma importante ferramenta para conectar o beneficiário e o cooperado. A Uniodonto Amapá vai apenas prover esse contato”, finalizou Clayton Nogueira.

Sexta, 26 Junho 2015 14:56

Gestão do Negócio

Escrito por

Auditoria por Imagem
Nova tecnologia para o avanço da odontologia

 

O Dr José Alves de Souza, diretor presidente da Uniodonto Brasil, falou conosco sobre uma novidade que cada vez mais se expande no sistema Uniodonto: a auditoria por imagem. Confira:

UniodontoAP Informa - Como surgiu a ideia de implantar na Uniodonto Brasil a Auditoria por Imagem?
Dr José Alves - Inicialmente é importante ressaltarmos que a imagem não é só utilizada para auditoria, os benefícios para os clientes e para os profissionais de saúde são muitos. Com relação a sua utilização em auditoria, ela é uma saída para garantir aos clientes que não utilizaremos Exames Radiográficos desnecessários, conforme determinação de nossos Conselhos, além de ser uma ferramenta importante para aferição da qualidade dos serviços prestados.

UniodontoAP Informa - Qual a importância de se utilizar esse tipo de procedimento?
Dr José Alves - A auditoria por imagem segue as normas da “Melhoria Contínua” que esta sendo utilizada nos países mais desenvolvidos e que garantem uma qualidade diferenciada nos atendimentos à saúde (Não só na odontologia). Dentre outras vantagens ela possibilita uma participação maior do “cliente” nas definições e realizações dos procedimentos a que será submetido, garante segurança ao profissional que as realiza uma vez que documenta os procedimentos realizados, diminuindo assim a possibilidade de ações indenizatórias de responsabilidade civil.

UniodontoAP Informa - A Auditoria por Imagem oferece às empresas um método mais preciso de controle e detalhamento?
Dr José Alves - Com certeza a utilização de imagens possibilita uma visão mais detalhada do campo clínico e permite uma ação mais efetiva na realização dos procedimentos, e de seus controles. Neste momento é importante ressaltar que os controles são somente aqueles que estão estabelecidos nas regras de segurança e qualidade definidos pela pratica odontológica. Por exemplo, ninguém discute que restaurações e próteses devam estar bem adaptadas, que devam devolver a função estética e mastigatória do elemento dentário. Logo a utilização de imagem somente irá documentar que os procedimentos realizados estão efetivamente dentro dos padrões definidos pela literatura e prática odontológica.

UniodontoAP Informa - O senhor acredita que esse tipo de auditoria é uma tendência?
Dr José Alves - Eu tenho certeza de que é um processo sem volta, uma vez que como disse anteriormente, não se trata da utilização de imagens somente para a auditoria mas sim como ferramenta de melhoria continua nos atendimentos em saúde, e aqui em especial na odontologia.

UniodontoAP Informa - Qual a avaliação que o senhor faz dos resultados obtidos por esse procedimento?
Dr José Alves - Temos que olhar para esta ferramenta com a mente aberta, e com a certeza de que todos os Cirurgiões Dentistas estão aptos a realizarem uma odontologia com a qualidade que foram preparados em suas faculdades, então, a utilização principal de imagem não é a auditoria dos processos mas a melhoria da qualidade dos processos o que dá segurança os clientes (beneficiários) e também aos profissionais que utilizam esta (não tão) nova tecnologia.
Hoje em dia, a nossa vida esta linkada a várias tecnologias, todos nós inclusive as crianças convivemos com whatsapp, emails, linkedin, twitter, sms, etc… Gravamos vídeos, tiramos fotos de tudo, inclusive de documentos (quase aposentando definitivamente o recém utilizado fax) com a maior facilidade, nos mantemos conectados 24 hora por dia; esta na hora de utilizarmos novas tecnologias para o avanço de nossa querida odontologia.

Com o objetivo de promover a saúde bucal entre os trabalhadores, a Uniodonto Amapá lançou o Projeto de Saúde Corporativa, uma iniciativa inovadora e de orientação nas próprias empresas.

Localização

Rua. Dr Marcelo Cândia, 925 - Santa Rita - Macapá/AP | Telefone: (96) 3222-3237, 3222-3247 e 3222-0125.

Funcionamento de segunda-feira a quinta-feira 08:00-18:00, sexta-feira de 08:00 as 17:00.

 

História

A cooperativa odontológica Uniodonto Amapá foi fundada no dia 23 de setembro de 1997, durante assembleia realizada no auditório do CRO (Conselho Regional de Odontologia), em Macapá. No encontro, os presentes discutiram a aprovação do Estatuto, eleição da diretoria e pedidos de filiação à Federação das Uniodontos das Regiões Norte-Nordeste do Brasil.

Visão

Acreditamos na saúde bucal como qualidade de vida e satisfação do nosso cliente.