Blog
Itens filtrados por data: Maio 2017 - Portal Uniodonto Amapá - Planos odontológicos

Mesmo escovando os dentes e usando fio dental regularmente, podem surgir problemas de saúde bucal na idade adulta. Felizmente, seu dentista pode ajudá-lo a resolver a maior parte desses problemas.

A gengivite, no seu estágio inicial, é reversível. Seus sintomas são gengivas avermelhadas, inchadas e sensíveis, com tendência ao sangramento durante a escovação. Se perceber qualquer destes sintomas, converse com seu dentista para evitar problemas mais graves. No estágio avançado, a doença periodontal pode causar a perda dos dentes.

A saúde da gengiva também pode afetar a sua saúde geral. Estudos recentes mostram uma possível conexão entre a periodontite (uma doença da gengiva) e outras doenças, como, por exemplo a diabetes, problemas cardíacos e uma possível ligação com nascimentos prematuros. Para evitar o aparecimento de qualquer doença gengival, escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, use fio dental diariamente e faça uma limpeza geral com o dentista.

À medida que ficamos mais velhos, as cáries em volta das restaurações (chamadas cáries recorrentes) e na raiz dos dentes se tornam mais comuns. Daí a importância de escovar com um creme dental com flúor, usar fio dental e ir ao dentista periodicamente.

Também a sensibilidade pode se tornar mais séria com o avançar da idade. Com o tempo, a gengiva se retrai naturalmente expondo áreas do dente que não são protegidas pelo esmalte. Essas áreas tendem a doer em função da temperatura dos alimentos ingeridos. Nos casos mais graves, pode ocorrer sensibilidade até ao ar frio. Se tiver dentes sensíveis, tente usar um creme dental apropriado. Se o problema persistir, vá ao dentista. A sensibilidade pode indicar a existência de cárie ou fratura no dente.

As coroas são usadas para fortalecer os dentes danificados. As coroas recobrem e protegem o dente afetado, fortalecendo-o e melhorando sua aparência, forma e alinhamento. Os implantes e as pontes são usados para preencher o espaço deixado pelos dentes extraídos. Os implantes substituem um ou mais de um dente ou servem de ponto de apoio para a fixação de dentaduras. Consulte o dentista para se informar sobre a possibilidade de implantes no seu caso específico. As próteses fixas são usadas para substituir dentes extraídos. 
São fixadas aos dentes naturais ou aos implantes situados ao lado dos espaços deixados pelos dentes extraídos.

Fonte: Colgate

Publicado em Destaque

Sábado dedicado ao conhecimento. O Programa de Desenvolvimento de Líderes do Ramo da Saúde e Formação em Gestão de Consultórios entra no segundo dia, do primeiro módulo, que aborda o “Empreendedorismo, Liderança e Marketing Pessoal”.

O curso conta com a participação dos cooperados da Uniodonto Amapá e é promovido pelo Sistema OCB e Sescoop Amapá. A iniciativa vai além do processo de conhecimento e capacitação, integrando um conjunto de ações do cooperativismo voltados a excelência da gestão.

O odontólogo Elder Márcio, enxerga a capacitação como um processo de renovação que fortalece os objetivos de cada profissional. Além de ser uma oportunidade de integração, aproximação e socialização com os colegas cooperados.

“A busca pelo conhecimento é permanente, e poder absorver novas experiências é se permitir participar da transformação que o mundo de hoje exige cada vez mais. Esse curso, sem dúvida, nos permitiu muitas experiências que contribuem para renovação pessoal e profissional”.

O caminho da excelência é construído com a perseverança, e a Uniodonto Amapá trilha esse caminho. “Temos profissionais comprometidos e extremamente competentes que participam dessa construção diária”, complementou a presidente da Uniodonto Amapá, Dra. Ana Valéria dos Santos Silva.

Com o destaque do Ramo Saúde no cooperativismo amapaense a ideia é investir cada vez mais, em cursos, capacitações e outras vertentes de conhecimento. “As cooperativas são o nosso termômetro, o feedback de cada uma nos permite ter o direcionamento das demandas de cursos e capacitações que podemos ofertar. Cada uma delas tem nos surpreendido de forma extremamente positiva”, destacou o presidente do Sistema OCB Amapá, Gilcimar Pureza.

O segundo módulo do Programa de Desenvolvimento de Líderes do Ramo da Saúde e Formação em Gestão de Consultórios ocorrerá nos dias 16 e 17 de junho, com tema – “Controle Financeiro e Gestão de Processos”.

 

Lílian Guimarães
Jornalista e RP
Especialista em Comunicação
Santa Mídia Comunicação e Marketing
(96) 98124-9681

Publicado em Destaque

A trajetória em busca da excelência da gestão é um processo evolutivo, que exige tempo, atitude e disposição para alcançar a transformação. Essa visão tem sido abraçada e multiplicada dentro da Cooperativa Uniodonto Amapá, que prima pelo fomento do cooperativismo e fortalecimento dos cooperados.

A busca pelo conhecimento é uma parte essencial dentro desse processo, por isso, parte dos cooperados que integram a Uniodonto, trocaram nessa sexta-feira, 26, os consultórios por horas de aprendizado. Conhecimento adquirido que será uma ferramenta poderosa na gestão e visão no ramo administrativo/odontológico.

O Programa de Desenvolvimento de Líderes do Ramo da Saúde e Formação em Gestão de Consultórios é promovido pelo Sistema OCB e Sescoop Amapá que investem fortemente nesta vertente com a realização de cursos e capacitações. Esse, especificamente, ocorrerá em cinco módulos – o primeiro voltado para “Empreendedorismo, Liderança e Marketing Pessoal”, que é ministrado pelo Personal de Oratória & Mentoring, Iranilson Mota.

Para a presidente da Uniodonto Amapá, Dra. Ana Valéria dos Santos Silva, a oportunidade é fundamental. Primeiro, pelo momento de integração e troca de experiência entre os cooperados. E segundo, pelo fortalecimento dos objetivos da Cooperativa que segue na vanguarda deste caminho da excelência na gestão.

“Queremos oferecer o melhor ao nosso cooperado, e a busca pelo conhecimento por meio de cursos e capacitações é um processo que temos primado na gestão. Estamos extremamente felizes com a adesão e a presença de cada um neste momento de aprendizado”, compartilhou a presidente da Uniodonto.

O presidente do Sistema OCB Amapá, Gilcimar Pureza, aproveitou o momento para destacar que a Uniodonto tem sido referência em pontos estratégicos como – gestão, organização, visão, crescimento e atendimento.

“A Uniodonto é a maior cooperativa que temos no estado, ela se tornou o espelho para as cooperativas que trilham e buscam o crescimento e reconhecimento dentro do mercado. Poder contribuir com este processo de excelência honra muito o Sistema OCB”, destacou Gilcimar Pureza.

Serviço: 

Data: 26 e 27 de maio
Horário: 8h30 às 12h / 14h às 18h
Local: Auditório do Sistema OCB/AP
Endereço: Rua Tiradentes, nº102 – Centro

Lílian Guimarães
Comunicação Uniodonto Amapá
Jornalista e RP
Especialista em Comunicação
Santa Mídia Comunicação
(96) 98124-9681

 

 

Publicado em Destaque

A constante busca pelo conhecimento é essencial na vida de um bom profissional. No ramo do cooperativismo esse conceito se fortalece a cada dia. Nos dias 26 e 27 de maio, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h, no Sistema OCB Amapá, pelo menos 23 profissionais do Ramo Odontológico, da Cooperativa Uniodonto Amapá, participarão do Programa de Desenvolvimento de Líderes do Ramo da Saúde e Formação em Gestão de Consultórios.

Serão cinco módulos – o primeiro voltado para “Empreendedorismo, Liderança e Marketing Pessoal. Os demais ocorrerão entre os meses de Junho e Julho, com temas – “Controle Financeiro e Gestão de Processos”, “O Mercado Odontológico e Técnicas de Negociação”, “Gestão de Consultórios e Organização Eficaz” e “Administração do Tempo e Atendimento Eficaz”.

Serviço:
Data: 26 e 27 de maio
Horário: 8h30 às 12h / 14h às 18h
Local: Auditório do Sistema OCB/AP
Endereço: Rua Tiradentes, nº102 – Centro

Lílian Guimarães
Comunicação OCB/AP
Jornalista e RP
Especialista em Comunicação
Santa Mídia Comunicação
(96) 98124-9681

Publicado em Destaque
 
Além de influenciar a saúde geral, a alimentação adequada é requisito básico para a manutenção de dentes e gengivas saudáveis. Uma alimentação balanceada dá aos tecidos da gengiva e dos dentes os nutrientes e minerais de que necessitam para permanecerem fortes e resistirem a infecções que podem levar à gengivite. Além disso, os alimentos fibrosos (como as verduras e frutas) ajudam a limpar os dentes e tecidos gengivais. Os alimentos moles e pegajosos tendem a ficar presos entre os dentes, produzindo mais placa bacteriana.
 
Quando você consome alimentos e bebidas que contêm açúcar e amido, as bactérias da placa produzem ácidos que atacam seus dentes durante 20 minutos ou mais. Para reduzir o dano ao esmalte dos dentes, limite o consumo de alimentos e bebidas entre as principais refeições. E quando você comer entre as refeições, escolha alimentos nutritivos como queijo, verduras cruas, iogurte natural ou frutas.
Publicado em Destaque
Segunda, 22 Maio 2017 07:07

Hálito puro e sorriso saudável

São o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada: seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares; a gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental; o mal hálito deixa de ser um problema permanente.
 
Consulte o seu dentista caso sua gengiva doa ou sangre quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver passando por um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave.
 
Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.
 
Fonte: Colgate
Publicado em Destaque
Sexta, 19 Maio 2017 14:48

Doenças bucais comuns na fase adulta

Conforme ficamos mais velho, os cuidados dentais para os adultos são mais cruciais. A seguir, encontram-se algumas doenças para se estar atento:

Gengivite – Se suas rotinas caseiras de cuidados de escovação e utilização do fio dental tiveram um deslize e você não fez limpezas dentais regulares, a placa bacteriana e o tártaro podem se acumular em seus dentes. A placa e o tártaro, se não forem tratados, podem, eventualmente, causar danos irreparáveis à mandíbula e a estruturas de suporte, e podem causar perda dos dentes.

Câncer bucal – De acordo com o National Institute of Dental and Craniofacial Research, homens na idade de 40 anos possuem o maior risco de câncer bucal. Aproximadamente 43.000 pessoas serão diagnosticadas com câncer na boca, língua, área da garganta, e a ACS estima que cerca de 7.000 pessoas morrerão devido a esses cânceres. A utilização de produtos de tabaco e álcool aumenta o risco de câncer bucal. A maioria dos cânceres bucais é diagnosticada pelo dentista durante o exame geral de rotina 1

Quebra de preenchimentos dentais – Os preenchimentos possuem expectativa de oito a dez anos. Entretanto, eles podem durar 20 anos ou mais. Quando o preenchimento em sua boca começa a quebrar, alimentos e bactérias podem entrar embaixo e podem causar cárie profunda no dente.

Fonte: Colgate

Publicado em Destaque
A limpeza geral feita por um dentista remove as manchas causadas por alimentos e pelo tabaco. O uso de um creme dental branqueador também pode ajudar a remover estas manchas até sua próxima consulta. Se seus dentes estiverem manchados há muito tempo, é possível que você tenha que fazer um tratamento profissional para branqueá-los.
 
As manchas internas podem ser branqueadas ou recobertas (coroas). Todos estes métodos são seguros e trazem bons resultados. Seu dentista poderá recomendar o tratamento apropriado, dependendo do estado dos seus dentes e dos resultados desejados.
 
Fonte - Colgate
Publicado em Destaque
Segunda, 08 Maio 2017 12:59

CUIDADOS NA EXTRAÇÃO DO SISO

A extração do siso para muitos é uma sensação de alívio, principalmente se o dente já estava incomodando e causando dor. Popularmente conhecido como dente do juízo, são os últimos molares a romperem na cavidade oral na faixa dos 17 a 25 anos, em média. Entretanto, muitas vezes, esses dentes nascem com alguma anomalia que dificulta seu nascimento ou que pode até impactar na saúde dos demais dentes. Daí não tem jeito, vai ter que ser extraído.

Apesar de bem tranquila e sem motivos para temer, a extração do siso, como toda cirurgia, exige cuidados especiais no pós-operatório. Seguir as recomendações do dentista é essencial para que você não corra nenhum risco após a extração e, ainda, reduza os desconfortos que a cirurgia causa. Confira esse passo a passo e recupere-se de forma rápida e com saúde.

O primeiro dia é o mais chatinho, mas nada impossível. Compressas com gelo podem ser ótimas alternativas para aliviar a dor e o inchaço na região. O recomendado é fazer uma a cada meia hora. Identifique sua necessidade e alterne esse tempo se for preciso. A partir do segundo dia a compressa morna pode ser mais agradável. Aplique com uma toalha úmida por 10 minutos e vá repetindo conforme achar necessário.

Seu dentista pode ter recomendado tomar muito gelado também. O sorvete tá liberado, mas com moderação. Além de exigir uma boa escovação após o consumo para impedir as cáries de fazerem a festa, você não vai viver só de sorvete por esses dias, né? Recomenda-se uma dieta mais líquida e pastosa, mas que sejam nutritivas, como sucos naturais e sopas. Alimentos quentes devem ser evitados já que podem prejudicar a cicatrização.

O seu dentista certamente prescreverá alguns medicamentos para impedir que o local da extração infeccione ou até como forma de aliviar qualquer dor. Mas lembre-se, todos eles devem ser tomados conforme o profissional orientou. Não peque por economia e nem por excesso. Se notar que a medicação não está trazendo o conforto desejado, converse com seu dentista para saber se há a necessidade da medicação ser revista. Jamais tome o dobro da medicação ou outro remédio por conta própria.

Não pode fumar neste período de cicatrização. Pense bem! Você tem uma ferida na boca que está em fase de cicatrização e que pode sofrer inflamações e infecções. As substâncias tóxicas do cigarro penetram na mucosa aumentando muito mais esses riscos. Se o cigarro já deve ser evitado por muitos outros motivos, com a saúde bucal não é diferente. Os cuidados no pós-operatório são muito importantes para o sucesso da sua recuperação.

Após a extração do siso, as bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, principalmente se seu dentista receitou algum antibiótico nas medicações. Não dá para misturar, né?

Agora mais do que nunca você precisa manter a higiene bucal em dia. Porém, após a extração é necessário mais cuidado. Escove seus dentes de forma bem suave, tomando cuidado para não bater com a escova na região. Pode ser bem dolorido! Além disso, os pontos podem reter alimentos e bactérias que podem causar uma bagunça na sua boca e, pior ainda, causar infecções. Por isso a importância de manter sua boca limpa e bem cuidada.

Uma semana após a extração do siso é importante que você veja seu dentista. Além de retirar os pontos, ele vai conferir se a cicatrização ocorreu sem complicações.

Fonte: Sorrisologia

 

 
Publicado em Destaque
Sexta, 05 Maio 2017 14:21

Nota de Pesar

A família Uniodonto Amapá se solidariza com o cooperado Dr. Nelson Benjamim e sua família, pela perda do seu pai, Sr. Lenicio Lavor do Carmo.

Nossos sentimentos e orações neste momento de dor. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma dos que sofrem esta imensurável perda, e os console lhes dando serenidade para atravessar este momento difícil.

A Deus pedimos também que dê ao Sr. Lenicio Lavor o merecido repouso eterno em seu reino.

Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.

Uniodonto Amapá.

Publicado em Destaque
Página 1 de 2

Localização

Rua. Dr Marcelo Cândia, 925 - Santa Rita - Macapá/AP | Telefone: (96) 3222-3237, 3222-3247 e 3222-0125.

Funcionamento de segunda-feira a quinta-feira 08:00-18:00, sexta-feira de 08:00 as 17:00.

 

História

A cooperativa odontológica Uniodonto Amapá foi fundada no dia 23 de setembro de 1997, durante assembleia realizada no auditório do CRO (Conselho Regional de Odontologia), em Macapá. No encontro, os presentes discutiram a aprovação do Estatuto, eleição da diretoria e pedidos de filiação à Federação das Uniodontos das Regiões Norte-Nordeste do Brasil.

Visão

Acreditamos na saúde bucal como qualidade de vida e satisfação do nosso cliente.