Uniodonto dissemina práticas de saúde bucal e conhecimento no Dia de Cooperar

Saúde e bem-estar, foi com o 3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que Uniodonto Amapá ajudou a realizar mais um Dia de Cooperar no Estado.

O Dia C deste ano teve como tema central “Amazônia pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Organizado pelo Sistema OCB Amapá, o evento ocorreu no sábado, 12, Dia das Crianças, no Complexo do Araxá, em Macapá.

Parceira antiga do Dia de Cooperar, a Uniodonto Amapá levou para o Complexo do Araxá 500 exemplares da fábula “A Gang do Dente Furado”, que mostra a importância da saúde bucal, também inserida no 3º ODS. A história também foi encenada por um grupo de teatro.

O livro faz parte do projeto educacional Eduque e Brinque, apoiado pela Uniodonto. A iniciativa, relacionada ao 4º ODS, foi pensada para aumentar a qualidade do ensino escolar em Macapá. Idealizado por profissionais da educação e tecnologia da informação, o projeto Eduque e Brinque trabalha de forma lúdica temas de educação infantil, observando a transversalidade e a interdisciplinaridade pregadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação brasileira.

O objetivo do projeto é orientar estudantes do ensino fundamental I e II através de material didático os mais variados temas voltados à formação do caráter e resgate de valores que foram se distanciando da educação escolar, como disciplina e organização, amizade, motivação, preconceito, fobia, bullying, como agir na presença de estranhos, entre outros.

O Eduque e Brinque também trabalha conteúdos de saúde bucal e prevenção oral, assuntos que atraíram a atenção da Uniodonto Amapá. Não é à toa que um dos idealizadores é odontólogo, o Dr. Elder Márcio, cooperado da entidade.

“A informação para o professor é gerada a partir daquele livro que a criança leu, nas respostas, na interpretação de texto, na matemática e português. A partir daí, vai avaliar as habilidades das crianças”, explicou o Dr. Elder.

O livro “A Gang do Dente Furado”, do projeto Eduque e Brinque, fez tanto sucesso no Dia C que acabou em menos de 10 minutos. Mas quem ficou sem o seu exemplar não ficou triste porque a Uniodonto vai disponibilizar o exemplar em formato digital no seu site, segundo informou a presidente da Cooperativa, Dra. Ana Valéria Silva.

Ela falou da sensação se participar de mais um Dia de Cooperar: “O Dia C já se consolidou no Amapá como movimento de estímulo às iniciativas voluntárias, inovadoras e transformadoras. É nesse contexto que a Uniodonto apoia inciativas como o projeto Eduque e Brinque, e, desta forma, praticando mais um ODS, o 17º, Parcerias e Meios de Implementação”, resumiu a presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *