Itens filtrados por data: Março 2019 - Portal Uniodonto Amapa - Planos odontologicos

A Odontologia moderna tem se preocupado cada vez mais com o estado geral de saúde dos pacientes, e não somente com as condições bucais. Isto porque vários estudos científicos realizados nos últimos anos têm comprovado uma relação importante entre a saúde oral e a saúde sistêmica do indivíduo, ou seja: a presença de doenças orais pode influenciar em outras partes do corpo, e vice-versa. A medicina periodontal consiste no estudo da relação entre as doenças periodontais e certas condições sistêmicas.

A palavra periodontal significa “ao redor do dente”. Este tipo de doença acomete os tecidos que suportam o dente na boca. Ela pode atingir um ou vários dentes, tem origem bacteriana infecciosa, sendo as mais conhecidas a gengivite e a periodontite, que são causadas pelo acúmulo de biofilme, placa bacteriana e tártaro, provocando uma inflamação que se reflete clinicamente como sangramento gengival. Esta gengiva doente se torna avermelhada, inchada e sangra com facilidade. Em geral os pacientes não sentem dor e por isso não demonstram tanta importância. Quando não tratada, a gengivite pode evoluir para a periodontite, que é caracterizada pela perda de tecido ósseo que suporta o dente, e daí para uma série de complicações, tais como: mobilidade, abscessos e até a perda do elemento dentário.

O principal fator que correlaciona a doença bucal com o estado geral de saúde é a presença de inflamação crônica de longa duração e o grau de patogenicidade das bactérias envolvidas. Sabe-se que as doenças periodontais têm relação com desordens cardiovasculares, diabetes mellitus, osteoporose, infecção do trato respiratório, partos prematuros, colesterol entre outras condições sistêmicas.

Por isso é tão importante a abordagem multidisciplinar, onde cada profissional executa a sua área, porém, enxerga o paciente como um todo, indicando e interagindo entre si, trocando conhecimentos, buscando tratamentos mais completos para o restabelecimento da saúde e bem estar dos pacientes.

“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”, destaca Dra. Adriana Gato.

Publicado em Entrevistas

A Uniodonto Amapá definiu os seus Conselhos Fiscal e Técnico. Os novos conselheiros foram eleitos em Assembleia Geral Ordinária, realizada na noite de quinta-feira (28).

Para os próximos 4 anos, o Conselho Técnico será composto pelos titulares: Dra. Janete Carvalho, Dr. José Brabo, e Dra. Ana Celene. Os suplentes são as Dras. Beatriz Oliveira e Lidoina Moura.

Já o Conselho Fiscal, que vai monitorar as contas da entidade por um ano, ficou composto pelos cooperados efetivos: Dr. Nelson Benjamin, Dr. Aldriney Trindade e Dra. Josiane Uchoa. Eles terão como suplentes: Dr. Marcelo Albuquerque e a Dra. Eliete Borges.

Para o vice-presidente da Uniodonto, Dr. Marco Ferraro, a organização com que a cooperativa atua tem proporcionado o crescimento da entidade em todo o Estado.

“De 2014 a 2018, tivemos um crescimento de 15,2% na adesão ao plano Uniodonto, ou seja, mesmo durante o período em o que a economia nacional e do Estado estavam em crise, nós avançamos. Agora estamos nos preparando para avançar muito mais”, analisou Ferraro.

Ainda na mesma assembleia, a diretoria apresentou o plano de trabalho previsto no Planejamento Estratégico para o ano de 2019 e o texto revisado do Estatuto Social da entidade. Também foram votados e aprovados relatórios de gestão, administrativo e contábil, além da aprovação das contas do exercício 2018.

Publicado em Institucional

Rua. Dr Marcelo Cândia, 925 - Santa Rita - Macapá/AP | Telefone: (96) 3222-3237, 3222-3247 e 3222-0125 | OUVIDORIA (96) 3118 5335.

Funcionamento de segunda-feira a quinta-feira 08:00-18:00, sexta-feira de 08:00 as 17:00.

 

História

A cooperativa odontológica Uniodonto Amapá foi fundada no dia 23 de setembro de 1997, durante assembleia realizada no auditório do CRO (Conselho Regional de Odontologia), em Macapá. No encontro, os presentes discutiram a aprovação do Estatuto, eleição da diretoria e pedidos de filiação à Federação das Uniodontos das Regiões Norte-Nordeste do Brasil.

Visão

Ser a melhor Rede Odontológica do Estado do Amapá, a partir, da aliança entre conhecimento, tecnologia e humanização.

Valores

Ética, Transparência, Qualificação Profissional e Valorização do Cirurgião Dentista e Colaboradores.

Missão

Promover a saúde bucal de qualidade com base no cooperativismo.